Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Esportes

A COPA DO MUNDO VEM AÍ

Confira 5 curiosidades sobre a maior competição do planeta

Caroline Vieira e Stephania Ferreira

Faltam menos de três meses para o início da Copa do Mundo. Um dos momentos mais aguardados por todo cidadão apaixonado por futebol. O clima de amizade, comemoração e até aquele famoso churrasco que reúne os amigos já virou assunto entre os brasileiros. Mas você já está por dentro de tudo que acontece ou já aconteceu na maior competição entre seleções do planeta? Você pode não ser aquele craque convocado para jogar, mas vai ser craque quando o assunto for Copa do Mundo. Confira essas curiosidades:

  • 1- Primeira Copa do Mundo

A primeira edição da Copa do Mundo aconteceu em 1930, no Uruguai. No total, 13 seleções participaram do torneio, que terminou com o próprio Uruguai sendo o grande campeão. A seleção disputou a final contra a Argentina e venceu por 3×2, de virada, consagrando a partida como uma das mais emocionantes da história.

  • 2- O Brasil é a única seleção que disputou todas as edições

A Seleção Brasileira é a única equipe que nunca ficou de fora de uma edição da Copa do Mundo. Além disso, o Brasil é o país que mais vezes levantou a taça, 5 vezes para ser mais exato. É REALMENTE O PAÍS DO FUTEBOL!

  • 3- O criador da taça da Copa do Mundo

O escultor e ourives italiano Silvio Gazzaniga é o responsável pela criação do famoso e belo troféu. Após a Copa de 1970, quando o Brasil foi o campeão, a FIFA criou um concurso para escolher a nova taça da Copa do Mundo. Foram 53 opções e a peça escolhida foi a de Giorgio.

  • 4- A maior goleada da história da copa

A edição de 1982 ficou marcada com a maior goleada da Copa do Mundo até aqui. Em sua estreia na competição, a seleção da Hungria venceu a seleção de El Salvador por 10 a 1. A partida contou ainda com hat-trick de László Kiss. Um verdadeiro passeio!

  • 5- Maiores artilheiros da competição

Natural da Polônia mas naturalizado alemão, Miroslav Klose lidera o ranking como o maior artilheiro do torneio até então. São 16 gols em 28 jogos. Em segundo lugar está o brasileiro Ronaldo Fenômeno, com 15 gols em 19 jogos. Fechando o pódio, o também alemão Gerd Müller marcou 14 gols em 13 partidas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *