A preparação física dos atletas profissionais de basquete
A reportagem mostra a rotina dos jogadores do Minas antes de uma sequência de jogos em um curto período de tempo
A preparação física é fundamental para a prática de esportes. Por isso, atletas profissionais contam com a ajuda de diversos especialistas que os preparam para jogar competitivamente.
O condicionamento físico engloba, dentre outras características, a capacidade aeróbica, que é o quanto o corpo consegue transformar de oxigênio em energia, e a resistência muscular. Para que os melhores resultados sejam obtidos, vários profissionais são envolvidos nas atividades físicas. O preparador físico é o profissional que avalia e desenvolve atividades físicas para a melhora de desempenho, através de treinamentos específicos para cada atleta. Já o fisiologista é um especialista da área da saúde, que exerce a função de mensuração e avaliação dos parâmetros fisiológicos dos atletas.
No domingo, 24 de março, o armador Gegê, do Minas, falou sobre outro aspecto fundamental para um bom rendimento: o psicológico.
O outro lado da moeda
Os atletas do Minas tiveram dois jogos em casa, o que significa que seus adversários precisaram se deslocar para comparecer às partidas. Isso envolve uma série de questões como viagens, hospedagem e possíveis mudanças na alimentação, como conta Nezinho, jogador do Universo Brasília, após o jogo de terça-feira, 26 de março.
Por André Lobato, Bruno Garofalo, Daniel Daher, Felippe Fernandes, Luiz Augusto Barros e Matheus Caldas