Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cultura

Monja Coen e Mario Sérgio Cortella contemplam BH com lançamento de novo livro

Ana Paula Cury e Janaina Oliveira

Na noite do dia 29 de outubro, no Sesc Palladium, os autores do livro “Nem Anjos Nem Demônios: A Humana Escolha Entre Virtudes e Vícios”, da Editora Papirus 7 Mares, promoverão um encontro com o público para discutir a temática da obra.

O livro traz para o leitor a reflexão de ver o outro como semelhante, colocando em consideração a intolerância e a falta de compaixão. “Devemos fazer o bem a partir da identificação, da empatia com o outro, do coração como cerne do nosso eu verdadeiro. Ações devem ser realizadas através da pura compaixão. E a compaixão só surge se houver sabedoria. A sabedoria é o portal da virtude, é o portal de uma vida ética”, diz Monja Coen.

O título do livro remete à ideia de todos serem capazes de virtudes e vícios, como diz Cortella “Somos angelicais e demoníacos. A virtude não é o que já nasce pronto em nós; ela é uma possibilidade a ser desenvolvida, tal como o vício”. Além disso, os autores buscam destacar a importância de praticar a virtude, independentemente de qualquer situação.

Cláudia Dias Batista de Souza, conhecida como Monja Coen, foi jornalista em sua juventude e atualmente é missionária da tradição Soto Shu. É primaz fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil e promove encontros educacionais em prol do meio ambiente, dos direitos humanos e da paz.

Mário Sérgio Cortella é um filósofo e escritor e já foi professor da PUC-SP, onde fez mestrado e doutorado em Educação. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo e, hoje é autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *