Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

CinemaCultura

Spotlight: Segredos Revelados – Crônicas do Oscar: análise dos filmes vencedores (2022-2016)

Por Caio Félix, Eduardo Camargo e Felipe Gomes

Spotlight: Segredos Revelados

Ficha técnica 

Título (em português): Spotlight – Segredos Revelados

Ano: 2016

País: Estados Unidos

Gênero: Biografia, Drama e História

Duração: 128 minutos 

Diretor: Tom McCarthy

Spotlight: Segredos Revelados é um longa biográfico que relata uma história vencedora do Prêmio Pulitzer. A investigação é feita pelo jornal Boston Globe, dos Estados Unidos, e desvenda grandes crimes de uma das maiores instituições do mundo: a Igreja Católica. 

A averiguação se inicia quando o Boston Globe contrata um novo editor-chefe, Marty Baron (Liev Schreiber). Baron entra para o jornal com o objetivo de produzir artigos investigativos. A partir daí entra a Spotlight, enxuta equipe dentro do Boston Globe, responsável por produzir matérias especiais. Walter Robinson (Michael Keaton), editor do Spotlight recebe de Baron a informação sobre uma coluna produzida pelo advogado Mitchell Garabedian (Stanley Tucci), evidenciando que o Arcebispo de Boston, Cardeal Law (Len Cariou), sabia e negava sobre o padre John Geoghan abusando sexualmente de crianças. A história se desenrola com o jornalista Michael Rezendes (Mark Ruffalo) buscando a verdade sobre a história. 

Inicialmente, a ideia da equipe Spotlight era somente apurar sobre o padre John Geoghan. Contudo, ao avançar na investigação, os jornalistas encontram um padrão de abuso de crianças por toda Massachusetts, sendo acobertados pela Arquidiocese de Boston. O filme se desenvolve em idas e vindas da investigação e um longo tempo de apuração. 

O ponto alto do filme são as atuações impecáveis tanto de Michael Keaton quanto de Mark Ruffalo, como um jornalista dedicado e incansável. Spotlight: Segredos Revelados mostra muito bem a tarefa jornalística, do início ao fim, de como pegar uma pauta e transformá-la em uma reportagem premiada. Ainda é necessário dizer da importância da obra, sendo um ode ao jornalismo que vem sendo apagado e descredibilizado nos últimos tempos. 

Spotlight: Segredos Revelados concorreu a inúmeros prêmios e entre eles ganhou Oscar de Melhor Filme, Oscar de Roteiro Original, Prêmio do Sindicato dos Atores: Melhor Elenco, Critic’s Choice Award de Melhor Filme, entre muitos outros prêmios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *