Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cultura

Mês da Consciência Negra: BH recebe décima edição do FAN

FAN fecha o Novembro Negro com programação voltada para reafirmação da consciência racial na cena cultural belo-horizontina

Por Beatriz Gonçalves, Marcelo Santos e Mari Rodrigues

O Festival de Arte Negra (FAN) reúne obras, artistas e atuantes das culturas negras em sua programação, que começou no dia 18 e vai até 24 de novembro. O eixo de reflexão é “Território Memória”, com o intuito de articular o território como espaço de circulação de memórias individuais e coletivas; e a memória, como espaço de construção de territórios atemporais.

O FAN oferece diversas atividades, como palestras, minicursos, oficinas, exposições e apresentações artísticas. Dentre elas, o workshop sobre empreendedorismo negro, ministrado por Silvania de Deus, que propõe um aprofundamento em questões que tendem a quebrar o conceito de padrão de beleza feminino. Além disso, o objetivo é elencar os obstáculos do empreendedorismo negro e seus processos criativos.

Residência – Empreendedorismo Negro: Criatividade, Moda e outras linguagens

As atividades voltadas para a autoestima, beleza e moda reafirmaram a importância da discussão da pauta, segundo a psicóloga e estudante de Artes Visuais, Massuelen Cristina: “É minha primeira participação no FAN. Como estudante de Artes Visuais e mulher negra, esse festival para mim tem uma importância gigantesca. Eu conheci muitos artistas potentes e a troca e aprendizado foram inigualáveis. Foi a primeira vez que tive a chance de participar de uma residência artística, o que foi de um crescimento profissional e pessoal incrível”. 

Ao completar 24 anos de realização do projeto, o festival atua como um importante instrumento para valorização de manifestações culturais diversas, para impulsionar a formação da rede de um mercado local e fomentar a inserção de artistas da cidade em variados circuitos culturais.

A programação já reuniu a performance “O futuro pode estar às suas costas”, de Rui Moreira, e o show de Sérgio Pererê. E, neste fim de semana, os destaques são o espetáculo “Ícaro and the Black Stars”, de Pedro Brício, no sábado, e a festa baiana “Batekoo”, que tem como tema o cenário de músicas black do Brasil e do mundo. 

A programação completa está disponível no site oficial do FAN: http://www.fan.pbh.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *