Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Economia

Empresa de consultoria cresce 215% durante a pandemia e alavanca vendas

Kelly Dias, Raissa Braz e Victor Martins – 5º período de Jornalismo

Segundo o IBGE, até o mês de junho deste ano, a pandemia da Covid-19 já havia afetado negativamente 37% das empresas no Brasil. Com as preocupações aumentando durante a crise, as empresas começaram a reduzir custos, tentando diminuir o impacto financeiro, e qualquer tipo de investimento foi considerado arriscado, visto que a situação era de perigo, e a maior preocupação era apenas tentar se manter no mercado.

Na contramão de tudo isso, o Grupo Escalar Representações, uma empresa de consultoria de vendas, cresceu 215% no ano de 2020, superando qualquer tipo de crise.

André Albergaria, um dos sócios-fundadores da empresa, conta qual foi o segredo para escalar a crise e vencer desafios: “A capacidade de mudança e adaptação da Escalar e das pessoas dentro do processo no novo mercado fez com que tivéssemos resultados positivos na crise”.

De acordo com André, o planejamento para 2021 é manter a estratégia feita neste último semestre: “Vamos treinar cada vez mais a equipe e nossos clientes, mudar toda a infraestrutura viável para uma execução plena do serviço, vamos expandir a parte de pessoas e produtos para atender ao nosso mercado de pequenas e médias empresas e, futuramente atender às grandes empresas”.

Felipe Gaudêncio (foto acima), que é o head de negócios (uma espécie de gerente) do Grupo Escalar, também fala sobre como foi atravessar a crise e crescer no ano de 2020: “Antes do fechamento do comércio em Belo Horizonte já adotamos o home office e ajustamos toda a operação para trabalhar à distância. Estabelecemos reuniões diárias com toda a equipe três vezes ao dia, mantendo proximidade do ‘time’ e assim não perdendo o calor durante o crescimento, que não parou”.

Felipe afirma ainda qual foi o maior desafio durante o home office, e para ele, o maior motivo do grupo ter crescido perante as outras empresas:

“Creio que o maior desafio é reter nossos talentos, além de tomar decisões extremamente complicadas e que não foram vividas antes, pois somos uma empresa de pessoas jovens e que se preocupam com a satisfação do cliente, sendo essa a nossa maior meta. O fato de sermos ágeis nas mudanças é nosso principal diferencial. Não temos muito o ‘engessamento’ de decisões e hierarquias, o que faz com que as ideias de melhoria dos nossos colaboradores sejam sempre vistas e analisadas. Conseguimos mudar de forma rápida e adaptar a operação às mudanças. O maior diferencial das empresas que realmente dão certo, na minha opinião, é a capacidade de se reinventar, e isso nós vivemos dia após dia”.

André Albergaria, um dos sócios-fundadores da empresa
– Arquivo Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *