Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Economia

Por que não se pode imprimir dinheiro e o que é inflação?

Estêvão Valentim, Giovanna de Souza, Izabelly Rigueira, Lara Aguiar e Pedro Januzzi

Por que não podemos imprimir dinheiro? Esse é um questionamento muito comum ao buscar soluções “simples” para crises econômicas. Profissionais da área já ressaltaram tantas vezes que essa possibilidade é inviável, que saber que “não podemos imprimir dinheiro” já se tornou, de certa forma, senso comum. Mas será que as pessoas realmente entendem o porquê?

Conversamos com universitários para descobrir o que as pessoas conhecem sobre o assunto. Confira o resultado:

É possível observar que, apesar da maioria saber que não se pode simplesmente imprimir dinheiro, o entendimento dos motivos por trás disso é extremamente superficial. Sim, a decisão  “tem alguma coisa a ver com a inflação”, mas afinal, o que é inflação? Como podemos relacionar esse fenômeno da economia com a emissão de moedas?

O que os especialistas dizem?

De acordo com Ari Francisco de Araujo Jr., coordenador do Curso de Ciências Econômicas do Ibmec BH, a gestão de política monetária é algo complexo. O economista exemplifica que “imprimir moeda para solucionar a economia é a mesma coisa que dizer que vamos resolver a educação imprimindo e distribuindo certificados de cursos técnicos e de nível superior para as pessoas”.

Segundo a explicação do especialista, a moeda é útil para as pessoas de modo geral por vários motivos, como facilitar nossas transações de bens e serviços, portanto, existe demanda por moeda. Se o Banco Central disponibilizasse uma quantidade de moeda (oferta) superior às necessidades das pessoas (demanda) para realizar suas trocas, isso geraria um excesso de moeda, e tal desequilíbrio acabaria por fazer com que a moeda de um país perca seu valor. 

Portanto, quando o senso comum diz que “não podemos imprimir dinheiro para não gerar inflação”, de fato, não é uma lógica errada. Ari Jr. ainda explica que a inflação nada mais é que “a perda de valor da moeda por excesso de oferta – principalmente por gestão temerária das políticas monetária e fiscal”.

Inflação bate recorde e começa a cair | IPCA acumulado em 12 meses

O professor de economia Luiz Carlos Gama explica que a moeda tem três funções: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. “Se você emite moeda e imprime dinheiro simplesmente para solucionar o problema, o que vai acontecer é gerar um processo inflacionário. Você tem mais moedas em circulação, mas possui o mesmo nível de produto. […] O aumento de demanda sem a produção suficiente aumentaria os preços. Não se resolvem problemas econômicos dessa forma”.

Após conversar com especialistas, fica mais fácil entender por que não existem milagres econômicos, e que solucionar uma crise exige análises mais aprofundadas do que simplesmente imprimir mais dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *