Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

EsporteFutebolInternacional

Conheça as origens da Premier League

A Premier League hoje é a maior competição nacional do mundo. Ela surge após a segunda metade dos anos 90 quando a Inglaterra, berço do futebol, sofria com o hooliganismo e falta de estrutura, que culminaram no desastre de Hillsborough em 1989, onde 96 pessoas perderam a vida. Após a tragédia, a primeira-ministra Margaret Thatcher, ordenou que fosse feito um relatório para entender o que havia causado o desastre. 

Quatro meses depois da tragédia, o Relatório Taylor foi divulgado, concluindo que a causa das 96 mortes teria sido a falha da polícia em controlar a multidão. Embora a polícia tenha sido declarada culpada, em um primeiro momento o governo não abriu um inquérito criminal para achar responsáveis e somente 30 anos depois admitiu ter culpa no incidente.

Além de apontar as causas da tragédia, o relatório também determinava uma série de medidas a serem cumpridas pelos clubes para garantir a segurança dos torcedores, como a remoção de grades e a instalação de cadeiras em todo o estádio. Os clubes ingleses já se encontravam em uma situação financeira inferior comparada aos grandes de outras ligas e, após a obrigação de se cumprir o que estava escrito no relatório, foi necessário achar uma forma de se colocar no topo novamente. 

É nesse contexto que surge a Premier League: os clubes se juntaram para que pudessem receber mais dinheiro oriundo das transmissões de TV e romperam com a Football League, instituição que comandava a elite desde 1888 mas que, após a fundação da PL, continuou a comandar as outras três divisões. Na primeira temporada da liga, 22 times disputaram a competição e o Manchester United se sagrou o primeiro campeão do torneio. Somente em 1995 a liga passou a contar com 20 clubes, formato que perdura até os  dias de hoje. 

Os acordos de televisão se mostram uma decisão mais que acertada, visto que deram um poderio financeiro aos clubes ingleses e os elevaram a um outro patamar na Europa. Até mesmo as equipes menores passaram a ter dinheiro para tirar grandes craques de outras ligas: ao elevar o nível técnico do torneio, ao aumentar sua visibilidade e ao tornar a liga um objeto de desejo de diversos atletas, que por vezes optam em se transferir para clubes menores da Inglaterra ao invés de se manterem em clubes com maiores ambições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *