Flamengo e Grêmio decidem vaga para a final da Copa Libertadores
Camilla Andrade, Luana Dias e Nicolle Gonçalves
Grêmio e Flamengo disputam hoje, às 21h30, uma vaga para a final na Copa Libertadores. O jogo acontece no Estádio Maracanã e a expectativa é de grande público.
O confronto entre Grêmio e Flamengo começou antes do jogo de ida, no dia 2 de outubro, que terminou com empate de 1×1. Há algumas semanas, os técnicos Renato Gaúcho e Jorge Jesus começaram o “esquenta” da disputa, ao defender seus respectivos times, debatendo sobre qual deles tinha o melhor futebol do Brasil.
Sobre o confronto decisivo na Copa Libertadores, Jesus se mostra confiante. Em entrevista ao jornal Lance!, o técnico diz que acredita na vitória: “Só quero dizer que nunca ganhei Libertadores. O técnico do Grêmio já venceu. Por isso é mais experiente do que eu. Eu ainda posso ganhar. Vamos fazer nosso trabalho passo a passo.”
Já Renato Gaúcho foi mais incisivo, e relembrou a trajetória de Jesus em tom de zombaria. “Concordo que o Flamengo está jogando o melhor futebol do Brasil, junto com o Grêmio, mas o Jorge Jesus ganhou só dois ou três títulos portugueses. E saiu de Portugal, foi para a Arábia. Ele nunca treinou fora de Portugal um grande clube na Europa. Nunca conquistou nada e está com 65 anos”, disse Renato.
Os jogadores, contudo, preferiram evitar a polêmica. O goleiro do time rubro-negro Diego Alves atendeu a imprensa e falou sobre o jogo da semifinal, admitindo que o nervosismo e a tensão são grandes nesse período que antecede a esse grande jogo, mas que os atletas estão preparados e tranquilos. “Quando não tem o frio na barriga se perde o prazer de jogar futebol. Temos confiança e o Maracanã cheio será fundamental”, salienta Diego.
A estudante de jornalismo Ana Paula Cury (foto), 22, tem o Flamengo como time do coração e conta sobre suas expectativas para o jogo de hoje.
“Minhas expectativas estão altas, devido à grande campanha que o Flamengo vem mostrando no Campeonato Brasileiro, com grandes vitórias, se distanciando na tabela. No primeiro jogo, o time demonstrou bom futebol, principalmente no primeiro tempo. Se repetir essa atuação, tem grandes chances de chegar à tão esperada final depois de quase 40 anos”, lembra Ana Paula.
Segurança
A polícia do Rio de Janeiro levantou a bandeira vermelha, alertando um sinal máximo de segurança para o confronto desta quarta-feira entre Grêmio e Flamengo. “Criamos a classificação de risco das cores de bandeiras. É bom para o torcedor. Bandeira vermelha não quer dizer que não deve ir ao estádio, mas que todas as medidas serão tomadas para ele se sentir confortável e seguro de ir ao jogo”, explica Cláudio Varela, representante do Ministério Público.
Com um efetivo de segurança forte e expansivo, as forças policiais pretendem formar barreiras de verificação de ingresso e bloquear acessos. Cerca de 800 policiais militares estarão nas ruas no entorno do estádio Maracanã.
A grande preocupação dos policiais é evitar a invasão de torcedores sem ingresso e conter possíveis brigas e confrontos que possam surgir antes e depois da bola rolar.
Confira abaixo a trajetória do Flamengo e do Grêmio na Copa Libertadores da América 2019.