Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cultura

7ª Virada Cultural marca a volta de grandes atrações presenciais de rua em BH

A capital recebe grupos artísticos de todo o Brasil e estrelas da música, como Sandra de Sá e Fernanda Takai, em programação totalmente gratuita

Igor Nonato, Maicon Epifânio, Marco Túlio Amaral, Marcos Oliveira, João Pedro Lima

A Virada Cultural 2022 de Belo Horizonte começa neste sábado (3) a partir das 19h. Serão 24 horas de shows, cinema, teatro e intervenções culturais pelo Centro da cidade. Realizada pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Periférico, a 7ª edição da Virada Cultural é o primeiro grande festival de rua presencial realizado pela PBH desde o início da pandemia de Covid-19.

Em 2021, em razão do cenário da pandemia de Covid-19, a 6ª edição da Virada Cultural teve formato inédito e totalmente on-line, com foco na retomada do setor cultural da cidade. O conceito da Virada 2021 foi “Cultura Vibra, Viva, Vira”. O festival exibiu, durante 24 horas ininterruptas, atrações pré-gravadas e ao vivo, em nove “viras”, espaços virtuais de transmissão pelo YouTube da Fundação Municipal de Cultura – Vira Estação, Vira Praça Sete, Vira Guaicurus, Vira Bem, Vira e Faz, Vira Pipoca, Vira Saia, Vira Geek e Vira Virou – , além de atrações apresentadas no site oficial do evento e intervenções e instalações urbanas em espaços do hipercentro de BH.

“É Virada e Misturada, a gente junto é mais feliz”

Para este ano, o evento tem o tema “É Virada e Misturada, a gente junto é mais feliz” e conta com cerca de 300 atrações presenciais e gratuitas. Artistas como Fernanda Takai, Lamparina, Clara X Sofia, Nath Rodrigues, Pedro Morais, Flávio Renegado com Sandra de Sá, Malaca, Kaê Guajajara, Coladera, Monge MC e Isabel Casimiro vão garantir a realização da festa.

A cantora Sandra de Sá é uma das atrações da 7ª Virada Cultural – Divulgação/Instagram

A programação abrange o Parque Municipal, a Praça da Estação, o Viaduto Santa Tereza, a Avenida dos Andradas, a Rua Guaicurus, a Rua Aarão Reis e a Praça Sete.

Circuito da 7ª Virada Cultural – Divulgação PBH

O trajeto entre eles, espaço chamado “No Percurso”, tem intervenções urbanas. E o Viradão Gastronômico e a Rota Gastro Cervejeira complementam as ações, em um circuito de bares e restaurantes apresentando pratos especiais.

Dia da Amazônia

No dia 5 de setembro é comemorado no Brasil o Dia da Amazônia. A Virada Cultural dedica, em razão da data, uma programação que homenageia a Floresta, no dia 4 de setembro, último dia do Festival, no palco Gramado, localizado no Parque Municipal. A programação, intitulada “Dia da Amazônia”, começa no domingo, às 14h, com a performance poética de Nívea Sabino com Pieta Poeta e Pedro Bomba e termina com o show de Fernanda Takai, que tem início às 19h10.

Lago no Parque Municipal Américo Renné Gianetti – Alda Ernestina/Flickr

Baixe programação completa aqui

Viradão Gastronômico

O “Viradão Gastronômico” conta com 26 bares, lanchonetes, barraquinhas e padarias, distribuídos no perímetro da virada, com pratos especiais. Pratos, inclusive, com nomes inusitados e criativos, como “Pipoquinha de quiabo”, “Barriga do Cazuza”, “Croquetão de abóbora com gorgonzola” e “Penelope Hot Fish”. A curadoria do “Viradão Gastronômico” é assinada pela jornalista Lorena Martins.

24 horas mesmo

Alguns eventos têm a duração de 24 horas realmente ininterruptas. É o caso da instalação “Entidades de Jaider Esbell” no espaço Cura, a exposição “Fissurada”, de Antônia Muniz, no Prontuário Poético, e o Futebol de Sabão, que acontece na Praça da Estação. Também por 24 horas ficam expostos carros antigos em cima do Viaduto Santa Tereza, a 4ª edição da mostra de arte lésbica de BH, na Praça Rui Barbosa, e também no Viaduto Santa Tereza mais cinco intervenções artísticas, como “Exposição BH é quem? – Festival fora da cena”.

A Virada Cultural 2022 é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com parceria cultural do Sesc Minas, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e apoio do UniBH. Um movimento que já faz parte do calendário oficial da cidade desde 2013, reunindo e apresentando o que há de melhor no cenário artístico e cultural da capital mineira e Região Metropolitana.

Veja programação completa aqui.

Virada Cultural 2019 – Divulgação/Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *