Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Esporte

A ascensão do Cruzeiro à elite

Raposa abre grande vantagem sobre seus adversários e está bem próxima do acesso à série A

Por Ana Maria Rocha, Bernardo Magalhães, João Macedo, Maria Clara Soares, Otávio Loureiro, Rafael Freitas e Vitória Von

Matemática para subir

O Cruzeiro está muito perto de garantir a sua vaga na Série A 2023, levando em consideração o rendimento do clube e os números dos adversários na Série B. 

Líder com 57 pontos, o Cruzeiro tem 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder Bahia, 13 pontos acima do terceiro colocado, Grêmio, e 15 pontos à frente do Vasco, que fecha o G4 neste momento. A distância para o primeiro clube fora da zona de classificação, o Londrina é de 19 pontos. A atual campanha, com 73% de aproveitamento, deixa os torcedores na expectativa sobre quando poderão ter a certeza matemática do acesso à elite do futebol nacional.

O professor do Departamento de Matemática da UFMG, Gilcione Costa, explicou para o Globo Esporte como está sendo feita a projeção e o cenário virtual. 

“Daqui a pouco, a chance vai ser superior a 99,999%. Virtualmente falando, o Cruzeiro já classificou, já está garantido na Série A do ano que vem. Dificilmente, em 14 jogos, o Cruzeiro não vai fazer seis pontos. Ele tem jogos no Mineirão. Difícil imaginar que não iria fazer seis pontos. Nem na fase ruim dele na Série B, no ano passado, ele fez só seis pontos em 14 jogos.”

Hoje, a matemática ressalta que, para ter 100% de acesso, teria que chegar aos 68 pontos. Para isso, as equipes que estão fora do G4 precisam alcançar sequência de vitórias.

Matemática para ser campeão:

O Cruzeiro atualmente tem 96,7% de chance do título. Com 57 pontos, seriam necessários aproximadamente 20 pontos para se tornar campeão. Podemos perceber que é menos da metade da pontuação que o Cruzeiro vai disputar. 

Próximo jogo:

Nesta terça-feira (30), o Cruzeiro enfrenta o Sampaio Corrêa no Castelão, em São Luís, onde busca dar mais um passo para o tão sonhado acesso matemático à Série A. O clube maranhense é pedra no sapato dos adversários quando joga em seus domínios. Em 12 jogos como mandante, a equipe já contabiliza 9 vitórias, 2 empates e amargou sua primeira derrota na penúltima rodada, contra a equipe do CRB.

Música do acesso

A expectativa do torcedor celeste é tão alta que até uma música já está sendo preparada para o momento do acesso. O planejamento é de que a música comece a ser entoada pelo torcedor no próximo domingo, na partida contra o Criciúma, no Mineirão. Composta pelo cruzeirense MC Das Quebradas, parte da canção já foi divulgada nas redes sociais e arrancou elogios do treinador celeste:

“É uma música que querem colocar agora, e ela me arrepia a pele. É uma música muito linda, porque vê o sofrimento que o torcedor teve no momento difícil, e hoje vai voltar ao que todos achavam que seria difícil de voltar” –  Paulo Pezzolano à Ronaldo TV

Parte da letra divulgada: “Nunca te abandonei, nunca vou te abandonar. Serei sempre Cruzeiro, e onde você for, eu vou estar. Disseram que eu ia morrer, torceram para eu acabar, mas se esqueceram que sou acostumado a guerrear. Hoje é o dia da glória, de fazer história, de ver quem sorriu, sofrer. Voltei!”

Créditos: Flickr Cruzeiro

Esquema favorito

O Cruzeiro de Paulo Pezzolano apresenta características que não eram tão comuns entre os últimos elencos que defenderam a camisa. A utilização de três zagueiros, que inicialmente foi tratada por alguns torcedores como um esquema defensivo, vem sendo recorrente durante todos os jogos da raposa e sendo bastante recompensado. A formação possibilita com que o treinador uruguaio utilize dois alas abertos que apoiam com grande frequência o ataque.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2022-08-30-at-08.20.15-1024x683.jpeg
Créditos: Flickr Cruzeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *