Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

CulturaMúsica

A diversidade presente nos grandes festivais de música em Belo Horizonte

Por Caio Félix, Camilla Kind, Daniel Domiciano, Eduardo Camargo, Lorrane Reis, Maria Júlia Henriques

O isolamento social e as demais restrições impostas pela pandemia da Covid-19 resultaram em cancelamentos e prorrogações de grandes eventos em todo o Brasil. Com a flexibilização dos protocolos sanitários, a Prefeitura de Belo Horizonte aos poucos pode retomar as programações de eventos na cidade. 

Entre todos os festivais de música brasileiros realizados em BH, entra em destaque o festival Sarará, que será realizado no Estádio Mineirão no dia 27 de agosto, e o festival Planeta Brasil, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro, também na Esplanada do Mineirão. 

A multiplicidade presente em ambos festivais não ocorre somente pela programação musical bem diversa, mas também pelos diferentes tipos de públicos. A ideia principal da organização é concentrar cada vez mais os eventos que ocorrem na capital mineira e em todo o país, criando uma rica experiência de trocas e relações entre as pessoas, proporcionada pela cultura.

O Planeta Brasil, que antes se limitava a um dia, agora apresenta grandes novidades. Além de dois dias de evento, este festival se junta ao BH Dance Festival e Festival de Verão, uma parceria com outros dois grandes nomes da cidade que também tiveram que adiar seus planos devido aos impactos da pandemia. 

Segundo a organização do festival o objetivo é reunir os diferentes públicos, atrações e sensações, com muita música brasileira, eletrônica e diversos convidados internacionais. Os três festivais juntos vão receber mais de 100 artistas.

(Carlos Hauck/Divulgação)

Guns N’ Roses, Caetano Velozo, Wiz Khalifa, Sticky Fingers, Tyga, Milton Nascimento, Phoenix, Skank, Natiruts, Vintage Culture, Djonga, Seu Jorge, Kaskade, Criolo, são apenas alguns, dos grandes nomes que já passaram pelo palco do Planeta Brasil, destacando ainda mais o compromisso do festival como uma grande plataforma de comunicação, trocas, experiências e diversidade

Segundo Igor Campolina, um dos membros da organização do evento, a diversidade cultural do Planeta Brasil vem da responsabilidade de carregar “Brasil” no próprio nome: “Carregando Brasil no próprio nome, a nossa curadoria não poderia ser nada diferente da incrível diversidade que existe em nosso país. O Planeta Brasil é um festival que reflete a nossa música, a nossa cultura. Somos um festival de Rap, Rock, Trap, MPB, música eletrônica e muita cultura.”

Taciane Fernandes, fã dos dois festivais, fala sobre sua perspectiva diante dessa diversidade de culturas e gêneros musicais. Para ela, é importante que tenha espaço para todos: “Acima de tudo, temos que ter o respeito! Vivemos hoje com cenários bem diversificados de culturas, estilos musicais e isso vem crescendo cada dia mais! Música é arte, e tem para todos os gostos, estilos e momentos. Eu me considero eclética porque música é liberdade, é se expressar!”.

A profissional de relações públicas Izabela Ramos destacou que as demais atrações são um incentivo da cena cultural local e nacional, e que os festivais de BH estão se assemelhando aos internacionais: “Sobre a diversidade no geral, não falando especificamente de música, acho que alguns festivais estão tentando conversar sobre incluir mais isso em suas ações e incorporar essa linguagem na própria comunicação do festival”.

(Festival Sarará/ reprodução Facebook)

O Festival Sarará terá sua 7ª edição na Esplanada do Mineirão, e destacam-se os shows de Zeca Pagodinho, Pabllo Vittar e Baiana System, já o Planeta Brasil que já teve mais de 8 edições, acontecerá entre os dias 24 e 25 de Setembro, também no Mineirão e contará com a presença de grandes nomes como 50 Cent, Vintage Culture, Vanessa da Mata e L7nnon.

Para mais informações: www.festivalsarara.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *