Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cultura

Projeto transforma mulheres em recuperação em contadoras de histórias

Por Júlia Freitas, Hellen Costa, Nayara Tibúrcio, Matteos Moreno e Luíz Felipe Santana

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou o “Caminhos e Contos – A Ressocialização pela Palavra”. O projeto oferece a mulheres que cumprem pena na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Belo Horizonte, a possibilidade de se tornarem contadoras de histórias.

Foto/Reprodução TJMG

A iniciativa oferece um curso de seis meses que será ministrado por Rosana Mont’Alverne Neto (foto), servidora aposentada do TJMG e mestre em histórias. As inscritas que realizarem o curso completo vão receber um diploma e o título de contadora de histórias.

Detentas de BH serão as primeiras beneficiadas

A iniciativa será implantada na unidade da Apac feminina de Belo Horizonte e, pela primeira vez, focada apenas em mulheres. A ideia de Rosana é praticada desde 2004, até então voltada para homens, que no fim do curso eram batizados como Encantadores de Histórias.

Para a servidora, esse é um trabalho “emocionante”. Ela afirma que o projeto é uma forma de ajudar os envolvidos a reconhecerem seus erros e enxergarem além do muro das prisões e do mundo do crime. O projeto de Rosana concorre ao próximo Prêmio Innovare, que visa difundir e divulgar práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *