Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Economia

Pesquisa aponta alta nas vendas por e-commerce durante a pandemia

Medidas de isolamento social e restrições ao comércio contribuíram para o aumento nas compras via internet

Por André Viana, Fabiana Meireles, João Costa, Maisa Dias, Nayara Gomes, Tainara Diulle e Vitor Cardeal

Compras online vêm ganhando cada vez mais adesão por praticidade e conforto. (Pixabay)

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgaram os resultados de uma pesquisa realizada em parceria com a Offer Wise sobre os hábitos de compra dos brasileiros em âmbito digital. O levantamento ocorreu entre os dias 30 de março e 7 de abril, de forma remota. Ao todo, foram entrevistados 958 consumidores, todos com mais de 18 anos e de várias classes sociais.

O estudo mostra que o comércio online ganhou ainda mais força durante a pandemia de Covid-19. Com o fechamento das lojas físicas e as orientações de isolamento domiciliar, alguns setores foram beneficiados e cresceram nesse período. As compras via internet aceleraram com essa mudança de hábito. Para muitos brasileiros, essa nova modalidade de compra vem crescendo cada vez mais devido a comodidade e conforto.

De acordo com a pesquisa, o delivery de comida foi o segmento que mais cresceu durante a pandemia, com aumento de 55%, quase o dobro dos 30% registrados em 2019. As compras de supermercado via internet também elevaram, de 9% para 30%. Sem muitas opções de lazer para a população, outros serviços que cresceram no e-commerce foram os streamings, tanto audiovisual quanto de músicas, com aumento de 9% e 8%, respectivamente.

O levantamento da CNDL ainda apontou que os smartphones foram os aparelhos mais utilizados na realização de compras online, totalizando 87%. Os notebooks aparecem em segundo lugar, com 40%. As compras via celular também registraram aumento entre mulheres e jovens de 18 a 34 anos.

A frequência média de compras realizadas nos últimos 12 meses aumentou de 7 vezes para 8,5 vezes. O cartão de crédito continua sendo a forma de pagamento mais utilizada nas compras pela internet, representando 62% do total. Dois fatores determinantes na escolha da loja online é o frete e o preço baixo.

O varejo brasileiro, além de se adaptar ao comércio eletrônico, ainda passou por mudanças no setor. Com o avanço da crise sanitária, pequenos comerciantes precisaram se adaptar e começar a vender seus produtos por meio de redes sociais e aplicativos.

Em contrapartida, uma grande preocupação dos compradores nesse tipo de negociação são os golpes e fraudes eletrônicas. Cerca de 99% das pessoas que participaram da pesquisa declararam tomar algum tipo de cuidado nas compras online.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *