Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cultura

Oscar 2021 é adiado para abril devido à pandemia

A maior cerimônia de premiação do cinema não vai mais acontecer em fevereiro de 2021 e, com a alteração da data, o prazo de inscrição também se estendeu

Por Giovana Miroslava, Guilherme Carneiro, Luana Ferreira e Sabrina Rodrigues

(Foto: The Oscars / Divulgação)

Nessa segunda-feira (15), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que a 93ª cerimônia do Oscar foi transferida para 25 de abril de 2021 devido à pandemia de Covid-19. A entrega dos prêmios estava marcada para 28 de fevereiro de 2021.

Com a alteração da data da cerimônia, o prazo final de inscrição para o Oscar também foi estendido de 31 de dezembro de 2020 para 28 de fevereiro do ano seguinte. Segundo a Academia, devido às mudanças geradas nas produções, muitos filmes tiveram que adiar suas estreias e, ao estender o período de elegibilidade e a data de entrega, permitiu que não sejam penalizados. Os indicados serão anunciados em 15 de março.

“Há mais de um século, os filmes têm desempenhado papel importante, nos confortando, inspirando e entretendo nos momentos mais sombrios. Eles certamente têm feito isso este ano. Nossa esperança, ao estender o período de elegibilidade e a data de entrega, é fornecer a flexibilidade necessária para que cineastas finalizem e lancem filmes sem ser penalizados por algo além do controle de qualquer pessoa”, anunciou o comunicado do presidente da Academia, David Rubin, e do CEO da instituição, Dawn Hudson.

Além da celebração do Oscar, o Museu da Academia de Cinema também optou pelo adiamento da abertura ao público, que anteriormente estava programada para 14 de dezembro de 2020 e será inaugurado em 30 de abril de 2021.

A expectativa é de que premiações como o Globo de Ouro e o Critics’ Choice Awards tomem medidas semelhantes para se adaptarem ao calendário do Oscar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *