Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

CulturaTeatro

A sala de estar passa a ser o novo palco para artistas mineiros

Lives ajudam mineiros a se manter distraídos durante o isolamento social; peças de teatro transmitidas virtualmente passam a fazer parte dos fins de semana dos internautas

Belo Horizonte, com o passar dos anos tem sido considerada uma incubadora de novos talentos e um dos principais focos de disseminação de arte e cultura no país. Tem promovido ao longo das estações diversos festivais e eventos relacionadas a divulgação da expressão artística em vários cantos da cidade, o que tem atraído muitos turistas para a capital mineira.

Porém, o pronunciamento oficial dos órgãos mundiais de saúde sobre a necessidade do isolamento social como forma de combate ao novo Coronavírus, fez com que o estilo de vida que costumávamos levar sofresse mudanças drásticas. Uma delas foi a maneira como consumimos conteúdos relacionados ao entretenimento, como música, teatro, literatura e arte.

Muitos espaços culturais da cidade como a Academia Mineira de Letras, o Palácio das Artes, o Circuito Cultural do Banco do Brasil, o Sesc Palladium e muitos  outros tiveram que se reinventar, adaptar a sua agenda de eventos e procurar uma forma de entregar um pouco de cultura a população belo-horizontina através de um outro canal de comunicação.  

A palavra “Live’’ que se tornou bastante popular entre os internautas, se refere à uma transmissão ao vivo geralmente, de vídeos, feita por meio da internet.

As redes sociais mais famosas utilizadas pelos internautas possuem a opção de realizar uma “live”, o que tornou a ferramenta um grande sucesso entre os usuários. Já que pode-se transmitir, ao vivo, uma entrevista, um show, uma conversa rápida ou até mesmo ser uma forma de aproximação, mesmo que “online” entre as pessoas.

Artistas renomados realizaram performances de alto nível usando a ferramenta, como Marília Mendonça, Bruno e Marrone, Solange Almeida e a dupla Jorge e Mateus que tiveram o recorde mundial ao ter 3,1 milhões de acessos simultâneos na live.

A “live” se tornou uma opção viável neste momento em que a aglomerações em lugares públicos são proibidas e ganhou forças devido à possibilidade de interação à distância. 

O fenômeno das apresentações online chegou ao espaço da dramaturgia mineira que, em tempos de pandemia, sofre com a falta de espetáculos e casas de show fechadas. O monólogo “Pérolas do Tejo”, que esteve em cartaz há mais de 10 anos, traz o ator mineiro Carlos Nunes em destaque. 

O monólogo foi a primeira encenação teatral transmitida de forma online através do canal do Youtube, do Cine Theatro Brasil Vallourec, um prédio histórico de Belo Horizonte, construído em 1932  para funcionar como o principal cinema e maior teatro da cidade. A live foi um fenômeno, conquistando cerca de 20 mil espectadores online. 

Com o sucesso de transmissão da primeira l”ive”, o teatro passou a transmitir, de graça, peças de teatro ao vivo a cada 15 dias. A peça escolhida para inaugurar o projeto Live pra Rir foi “Guara-pa-rir”, com os atores Kayete e Guilherme Oliveira. O espetáculo, que foi exibido às 20h na página do Cine Theatro no Youtube, conta a história de Agnaldo e Cleusa, um casal que decide relaxar nas areias da Praia do Morro, em Guarapari.

REAÇÃO POSITIVA

Através da plataforma de comentários do canal do YouTube do Cine Theatro Brasil Vallourec, espectadores reagiram à peça, em sua grande maioria, rendendo vários elogios: “Parabéns pela iniciativa. Parabéns pela escolha de Carlos Nunes para a primeira apresentação, ele é genial e representa a alma do artista mineiro.” afirma Joel Lima. 

“Sensacional!!!! Parabéns, Carlos Nunes, por nos proporcionar esse momento de descontração e risos num cenário de tristeza e desolação. Que Deus abençoe a todos os artistas que conseguem se fazerem fortes para nos fortalece”, de Marlene. Opiniões como essa, refletem o quanto a iniciativa foi bem recebida pelo público mineiro. As “lives” foram mais uma maneira encontrada para manter as pessoas dentro de casa e tentar amenizar o peso da situação atual. 

COMENTÁRIO

Diante de uma dificuldade, a sociedade tende a se redescobrir e reinventar seus recursos. Tendo em vista que os costumes e hábitos precisaram dar um “pause”, a popularização das transmissões ao vivo foi uma ótima alternativa para se manter próximo às pessoas, continuar movimentando a indústria do entretenimento e manter o público entretido. 

Equipe: 

Ana Carolina Angotti 

Gabriela Pawlowski

Mariana Loureiro 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *