Região Metropolitana de Belo Horizonte é atingida por chuva e frente fria
Verão conta com chuvas intensas e registra baixas temperaturas
Ana Carolina Angotti, Luísa Olímpia, Rodrigo Pinheiro e Thayná Almeida
A chuva prevista para esta quinta-feira, (06), começou na parte da tarde com vários alertas de chuvas intensas em Belo Horizonte e Região Metropolitana; o volume de chuva esperado era de 30 a 50 mm, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até às 8h de sexta-feira, (07).
As primeiras manifestações sobre as intensas chuvas desta quinta-feira foram divulgadas pelo perfil do Twitter da Defesa Civil. As 0h36 da madrugada do dia 6/02, o órgão público divulgou que havia possibilidades de chuvas em todas as regionais da capital. A previsão era que o acumulado pudesse chegar aos 100 mm. Segundo o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Lizandro Gemiack, este volume é o estimado em 24 horas, ou seja, considerando quarta (5) e hoje.
Às 14h58 o órgão público atualizou o volume de chuva, acrescentando 50 mm em relação ao alerta anterior, totalizando 80 a 100 mm esperados até as 8h da manhã de sexta-feira (7).
Segundo a Defesa Civil, o volume acumulado durante o dia 06/02 chegou à 105 mm na região do Barreiro. O Volume de chuva registrado nas regionais entre 07h até às 18h30 foi:
VENDA NOVA — 49,0
PAMPULHA — 51,8
NORDESTE — 51,8
NORTE — 41,2
LESTE — 56,6
NOROESTE — 43,4
OESTE — 95,2
BARREIRO — 105,0
CENTRO SUL — 59,0
Em seis dias, em algumas regiões da cidade, já choveu o esperado para todo o mês de fevereiro. Barreiro, Centro-Sul e Oeste são as que mais registraram precipitações até esta quinta-feira.
No fim da tarde, além das fortes chuvas, a população se surpreendeu com a chegada do frio. As temperaturas de Belo Horizonte começaram a cair, e a previsão é de se manterem amenas até o final da semana que vem. Após um início de mês quente, haverá queda de 10° na temperatura máxima; a mínima varia entre 17° e 19°. A semana pré-carnaval tem previsão de altas temperaturas. O feriado também contará com o tempo quente e com chuvas constantes.
A frente fria é um fenômeno natural caracterizado pelo encontro da massa de ar fria e quente. A massa de ar frio ganha o espaço da massa quente, que é levada para cima. Tal mecanismo é responsável por regular as temperaturas. Quedas severas na temperatura podem ocorrer em uma pequena fração do tempo. Havendo umidade, como é o caso de Belo Horizonte, são causadas chuvas intensas com possibilidade de raios e trovões.