Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cultura

Morte do ator Matthew Perry mostra como Friends é uma série atemporal 

No mundo das sitcoms, composto por How I Met Your Mother, Modern Family, Brooklyn nine-nine e tantas outras, Friends ainda se destaca por se manter no coração de milhares de pessoas, mesmo após 29 anos de sua estreia

Ana Carolina Gomez, Julia Vargas, Lívia Tertuliano, Lucas Izidro e Maria Carolina Firmino

Theo Kapp, estudante de 20 anos, começou a assistir à série Friends no último fim de semana. De acordo com ele, sempre existiu o interesse a respeito da sitcom, muito conhecida na cultura pop, mas foi com a morte do ator Matthew Perry, que interpretou o querido personagem Chandler, que o jovem tomou a iniciativa para começar a acompanhar os episódios. 

Todo mundo já ouviu falar de Friends. Apesar de ter começado a assistir agora, eu já sabia de vários fatos sobre a história da série e sobre os personagens. Sempre achei muito legal, mas nunca tinha batido a vontade de assistir até eu saber da morte do ator que interpreta o Chandler.

Tal mobilização de interesse de novas gerações ou até mesmo de nostalgia dos que já viram o seriado são muito comuns quando se trata de Friends. Infelizmente, neste ano, esse movimento surgiu a partir do falecimento de Matthew Perry, aos 54 anos, no dia 28 de outubro. Ele deu vida a Chandler Bing, um dos personagens mais queridos do universo das sitcoms.

A morte do ator provocou um aumento de audiência da série na plataforma da HBO Max, entrando no top 10 de produções mais vistas da plataforma no Brasil e em outros países da América Latina. Na última quarta-feira (1º), Friends ocupou o segundo lugar no ranking brasileiro. O mesmo ocorreu nas listas de México, Argentina e Colômbia. No Chile, a série está em primeiro. 

As pesquisas por Matthew Perry cresceram muito desde a sua morte, de acordo com estudo do Google Trends para a coluna Play do jornal O Globo. Elas subiram 3.360 vezes no Brasil e 980 vezes no mundo, nos quatro dias seguintes à tragédia. Já as buscas pela série cresceram 1.750% no país e 1.200% pelo mundo. A música I’ll Be There For You, tema de abertura do seriado, também recebeu o efeito da perda de Perry com um expressivo aumento de 721% no número de streams entre sábado e domingo na plataforma Deezer.  

Além disso, houve uma onda de homenagens ao ator e suas interpretações, além da rememoração de seus melhores momentos atuando na série. O enterro aconteceu na última sexta-feira (3) com a presença dos outros 5 amigos do elenco, Jennifer Aniston, Courteney Cox, David Schwimmer, Matt LeBlanc e Lisa Kudrow. 

Friends é uma das sitcoms mais famosas e, mesmo tendo sido lançada em 1994, a série faz grande sucesso até os dias de hoje, com fãs em todo o mundo. A trama gira em torno de um grupo de 6 amigos que moram no bairro de Greenwich Village, em Nova York, e vivem os desafios da vida adulta e aventuras cotidianas entre amigos, amores, trabalho e família. A série possui 10 temporadas, com, em média, 24 episódios cada. A narrativa dos seis amigos teve fim em maio de 2004. 

A série colecionou mais de 150 nomeações, dentre elas seis Emmy´s, sendo um de melhor série de comédia, um Globo de Ouro, um SAG Awards, e outros 56 prêmios. Além disso, em 2002, a série entrou para a lista da TV Guide dos 50 melhores programas da televisão. Em sua carreira, Matthew Perry colecionou apenas uma nomeação. Em 1996, como Chandler, ele conquistou o prêmio do Sindicato dos Atores de Melhor Elenco em Série de Comédia.

É fácil se identificar com os personagens principais que vivem angústias, paixões, separações, inseguranças e questões familiares, que comovem e ao mesmo tempo divertem por meio de diálogos afiados e humor acessível. Friends ainda foi inovadora ao deslocar o eixo afetivo e familiar dos parentes de sangue, como era retratado pela maioria das sitcoms da época para os amigos. 

Com o olhar atual e crítico é possível perceber que o seriado fez diversas vezes piadas gordofóbicas e homofóbicas. Apesar disso, ela também se mostrou bastante ousada em certos momentos da história, quando, por exemplo, a esposa de Ross o deixa por outra mulher, quando Mônica se relaciona com um homem muito mais velho ou quando Phoebe serviu de “barriga de aluguel” para gestar os trigêmeos de seu irmão. 

Na décima e última temporada, cada um dos seis protagonistas recebia cerca de um milhão de dólares por episódio, valores altos atualmente, mas que para o início dos anos 2000 eram exorbitantes. 

Em 2021, o elenco de Friends se reuniu para um episódio especial com uma hora de duração após 17 anos do último capítulo. Em Friends: The Reunion , Aniston, Cox, Perry, LeBlanc, Schwimmer e Kudrow relembraram os anos de filmagens e revelaram detalhes do backstage. Segundo dados da TVision, apenas no dia de lançamento 29% dos assinantes estadunidenses da HBO Max assistiram ao especial. 

Foto de divulgação do episódio especial da série. Friends: The Reunion
Divulgação/ HBO max

O legado de Friends continua até os dias atuais, graças aos fiéis fãs que assistem aos episódios, além de produzirem e consumirem todo tipo de conteúdo sobre a série. Exemplo disso são as fan accounts em mídias sociais, como a @behindthef.r.i.e.n.d.s com mais de 1,1 milhão de seguidores e @friends.brazil com quase 500 mil, ambas no Instagram. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *