Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

CinemaCultura

Moonlight: Sob a luz do luar – Crônicas do Oscar: análise dos filmes vencedores (2022-2016)

Por Caio Félix, Eduardo Camargo e Felipe Gomes

Moonlight: Sob a luz do luar

Ficha técnica
Título (em português): Moonlight: Sob a Luz do Luar (original): Moonlight
Ano: 2017
País: Estados Unidos
Gênero: Drama/ Independente
Duração: 111 minutos
Diretor: Barry Jenkins

Responsável por conceder o primeiro Oscar por atuação a um muçulmano, Moonlight é um filme dirigido por Barry Jenkins e com Mahershala Ali, Trevante Rhodes e Ashton Sanders no elenco. A narrativa, que busca dar protagonismo a talentosos atores negros da atualidade, mostra a jornada ímpar de autoconhecimento de Chiron, um jovem morador de uma comunidade pobre de Miami. A direção opta por dividir-se em três principais núcleos, que acompanham a infância, adolescência e vida adulta do personagem.

É fácil notar o cuidado que a produção teve em retratar cada uma dessas fases, levando em conta suas características, desafios e até mesmo a visão de mundo presente em cada idade. Todo esse planejamento garante uma estrutura muito dinâmica que, ao mesmo tempo em que impede um desenrolar arrastado do filme, ainda adiciona novas camadas à trama.

Um dos maiores prestígios do filme é, sem dúvida, a visibilidade que deu a atores negros. Intérpretes que, apesar de já terem trilhado uma carreira prévia brilhante no cinema de na TV, apenas agora tiveram os holofotes que merecem em meio à Hollywood ainda tão restrita a talentos de etnias diversas. A conquista não é apenas cinematográfica, mas da ascensão de um povo por meio da arte.

Moonlight pode não ser um filme para todos. Grande parte do público, que está acostumado apenas a produções blockbuster que priorizam uma estética chamativa, pode não se contentar com o tom mais artístico da produção. Apesar disso, passa longe de ser uma obra que serve apenas para um nicho. É a oportunidade de muitos se aventurarem em novos ares, com uma temática carregada e atuações brilhantes.

Durante o Oscar houve uma confusão criada na premiação de melhor filme, quando os apresentadores anunciaram que La La Land tinha ganhado o prêmio de melhor filme. Porém, cerca de 2 minutos depois, os organizadores do Grammy corrigiram e anunciaram o verdadeiro filme do ano, que foi Moonlight. O longa levou os prêmios de Oscar de Melhor Filme, Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *