Nuvem impressiona internet e anuncia queda da temperatura no Sudeste
“Ruas de nuvens rolos” que apareceram no litoral sudeste estão relacionadas à chegada de massa de ar polar vinda do Sul
Por Sarah Rabelo, Luís Henrique Gonzaga, Maria Fernanda Machado, Daniela Diniz e Isabella Cerqueira
Na manhã de domingo, 28, banhistas foram surpreendidos por um corredor de nuvens no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. O fenômeno meteorológico conhecido como “ruas de nuvens rolos” é explicado pelo avanço de uma massa de ar polar vinda do sul que deve baixar as temperaturas esta semana no Sudeste.
Em sua conta oficial no Twitter, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explicou que a nuvem que assustou os banhistas “se forma na dianteira de frentes frias de rápido deslocamento no oceano que promovem movimentos ondulatórios interagindo com os ventos marítimos”.
Além disso, Claudemir Azevedo, meteorologista do Inmet, afirmou que a nuvem é típica de períodos de tempestade, indicando possíveis chuvas, mas não representa nenhum perigo à população. Com a chegada da massa de ar fria, as temperaturas devem cair “até pelo menos sexta-feira em todo estado de Minas Gerais e no Sudeste”, completa o especialista.
Na capital mineira, Belo Horizonte, os moradores já sentem as consequências do fenômeno:
Nesta terça-feira (30/8), a Defesa Civil da capital informou que os ventos atingiram 80 km/h e a sensação térmica às 6h foi -20,3 °C nas áreas mais elevadas da capital mineira.