Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Policia/Segurança PúblicaPolítica

Confira quais são as propostas dos principais candidatos ao Governo de MG para a segurança pública

Por: Artur Henrique, Filipe Sodré, Lucas Jannotti e Rodrigo Leonel

No próximo mês, eleitores escolherão seus representantes para cargos públicos, tais como senador, governador e presidente da República. Em Minas Gerais, segundo o que apontam as pesquisas de intenção de voto, Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD) e Carlos Viana (PL), são os favoritos ao Governo Estadual. 

Entre as principais preocupações dos votantes está a segurança pública. Por isso, a equipe de reportagem do Conexão 13, em uma enquete realizada na PUC Minas, apurou quais as maiores carências populacionais em relação ao tema. 

Perguntado sobre o que espera para a segurança pública estadual no próximo mandato, um dos entrevistados, José Carlos, de 51 anos, comentou que há muito o que melhorar. Segundo ele, “a polícia deve ter mais qualificação e ser mais incisiva”. Há, de acordo com o que foi dito, a necessidade de mais treinamento para as forças de segurança. 

Em outro ponto de vista, o estudante Marcelo de Angelis ressalta a importância de melhorias na segurança noturna na capital mineira. “Durante a noite, a cidade fica muito descuidada e sem policiamento”, horário que gera, consequentemente, uma maior insegurança da população.    

Diante das carências citadas pelos eleitores, os principais candidatos ao governo de Minas apresentaram seus planos de governo à Justiça Eleitoral. No âmbito da segurança pública se destacam as seguintes propostas:

Romeu Zema (Novo)

Atual governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, recentemente Romeu Zema apresentou seu plano de governo para as eleições de 2022 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No documento, dá certo destaque à segurança, apresentando tanto a manutenção de propostas anteriores quanto novas ideias.

Além disso, pretende dar continuidade à integração entre as polícias, além da unificação da base de dados da segurança pública. Por fim, o candidato do Novo propõe a ampliação do plantão digital, garantindo assistência aos mineiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além das propostas, Zema apresenta dados de como a segurança pública melhorou durante seu mandato. “A redução de crimes violentos em Minas Gerais é destaque na gestão do governador Zema, especialmente por ser resultado da sua política de valorização e integração das Forças de Segurança. A maior evidência desse avanço é a conquista mineira, desde 2021, do posto de estado mais seguro do Brasil, a partir da publicação dos números do Ministério da Justiça”.

Alexandre Kalil (PSD)

Alexandre Kalil deixou de ser prefeito da capital para disputar o cargo de governador de Minas. Kalil pretende realizar ações de combate à violência no trânsito e contra a mulher, em ação integrada dos órgãos de segurança pública. 

O que o plano de governo de Kalil espera com as forças de segurança é uma ação protetiva, que objetive a prisão dos agressores na primeira ocorrência. A prevenção e tecnologia são postas em seu plano de governo com prioridade como parte da rotina que define as ações e táticas. Kalil quer destacar a presença da ação social em áreas de alta criminalidade. Desenvolvimento econômico e suporte social em seu plano de governo são fundamentais, bem como o suporte aos usuários de drogas.

O ex-prefeito de BH prega como ponto de partida as ações de inteligência. O Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COB-BH) é um dos modelos pelos quais o candidato busca comprovar a sua eficiência e eficácia.

Carlos Viana (PL)

O candidato do Partido Liberal (PL), Carlos Viana, tem a segurança pública como um dos eixos principais do seu plano de governo. Para Viana, a segurança foi ignorada pelos últimos governos, sem grandes investimentos em atualização de equipamentos e capacitação de profissionais.

Diante disso, o candidato propõe um alto investimento no setor com a aplicação de diversas medidas. “A primeira é a integração entre os órgãos de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Sistema Socioeducativo, Polícia Penal e Bombeiro Militar) para o compartilhamento de dados e tecnologias a fim de um melhor funcionamento conjuntural na sociedade”, diz o plano de governo do candidato.

Outro aspecto defendido por Viana é o fortalecimento da formação e capacitação de profissionais: “O investimento deve ser feito visando uma melhoria na atuação e na conduta dos policiais, bombeiros e outros, para assim lidarem de maneira adequada e ciente das situações cotidianas”. 

Além dessas propostas, Viana ainda cita o que chama de investimento inteligente na segurança e em todas as áreas do seu plano de governo: “Isto é avaliar de maneira consciente quais investimentos são de fato pontuais e necessários para a melhoria efetiva das condições da população mineira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *