Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

EsportesFutebol

Em noite movimentada pela Copa do Brasil, eixo RJ-SP se sobressai sobre as demais regiões do país

Fluminense é guerreiro e empata com Fortaleza para conseguir a classificação; Flamengo consegue furar defesa do Furacão com gol antológico de Pedro e se classifica; Corinthians demonstra força na Neo Quimica Arena e goleia Atlético Goianiense; América luta muito, mas jogo de ida fez a diferença para a classificação do São Paulo

Por Carol Vieira, Christian Maia, Daniel Abreu, Gabriel Dutra, João Marcelo, Pedro Santos, Rayner Meira e Stephania Reis.

A noite de quarta-feira (17) foi marcada por bons jogos pela Copa do Brasil. No Rio de Janeiro, o Fluminense demonstrou porque é chamado de time de guerreiros e correu atrás de um empate após ir para o intervalo perdendo de 2×0. Em Curitiba, Flamengo novamente teve dificuldades de penetrar a defesa criada pelo técnico Felipão, mas, após bela jogada de Rodinei, Pedro marcou um gol que ficará marcado na história e na memória de todos que assistiram ao jogo. Em São Paulo, Corinthians, em noite inspirada de Yuri Alberto, goleou o Atlético Goianiense, do técnico Jorginho.

Fluminense x Fortaleza (2×2)

Em um Maracanã lotado, com mais de 60 mil pessoas, a noite começou fria para os cariocas. Logo aos 12 minutos de jogo, o zagueiro Nino marcou contra seu próprio gol e abriu o placar para o Fortaleza. Resultado que tirava a vantagem do Fluminense e levaria a disputa para os pênaltis. Mesmo assim, o time comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda continuou pressionando e foi recompensado com um segundo gol aos 46 minutos do 1º tempo. 

O intervalo foi marcado por vaias dos torcedores tricolores insatisfeitos com a postura do time até então, mas o Fluminense não é conhecido por ser um time de guerreiros atoa. 

Desde o começo da etapa final, mantiveram o controle da bola (no melhor exemplo de Dinizismo possível) e foram pra cima do adversário. Aos 19 minutos, um pênalti polêmico é marcado em favor do Tricolor. O meia Paulo Henrique Ganso vai para a cobrança e diminui a diferença para 2×1.

Ainda não satisfeitos, os “coringas do Diniz” correram atrás do empate, e conseguiram. Aos 27 minutos, German Cano fez o L como de costume e empatou para o time das Laranjeiras. Então, o jogo havia virado, o time carioca classificaria e o cearense ficava pra trás. Fortaleza ainda tentou reagir para levar aos pênaltis, mas não conseguiu, fim de jogo e o Fluminense classifica para a semifinal da Copa do Brasil 2022.

Corinthians x Atlético Goianiense (4×1)

Na Neo Quimica Arena, em São Paulo, o Corinthians demonstrou o porquê de ser um mandante tão forte. Após construir uma vantagem de 2×0 em Goiás, o Atlético escolheu um estilo de jogo fechado, sem abrir muitos espaços, jogando do meio de campo para trás. O Corinthians, por sua vez, precisando de 2 gols ou mais de diferença para classificar, correu contra o prejuízo e propôs jogo a todo momento. No finalzinho do 1º tempo, em lance de bola parada, Gil abriu o placar para o Timão, inflamando a torcida e dando um ar de esperança para a virada.

Na volta do intervalo, aos 5 minutos da etapa complementar, Yuri Alberto começou sua noite iluminada. Deixou o confronto igual no placar agregado após belíssima jogada de Roger Guedes. O terceiro veio logo depois, aos 11 minutos. Novamente o camisa 9 corinthiano mostrou também saber fazer gol de cabeça e colocou a vantagem a favor do time paulista. E aos 27 minutos, para completar o hat-trick e sacramentar a goleada, Yuri Alberto fez um golaço de cavadinha no goleiro Renan.

O Atlético ainda tentou uma reação no final da partida, Wellington Rato, em jogada ensaiada de falta, chutou de longe e marcou um golaço, que no final não serviu de nada. Corinthians classificado e enfrenta o Fluminense na semifinal.

Athlético PR x Flamengo (0x1)

Para o jogo da volta das quartas de finais na Arena da Baixada, o técnico Felipão preparou o seu time da mesma forma do jogo da ida no Maracanã. Um time recuado, com uma linha de 3 zagueiros e um meio de campo povoado de volantes. A estratégia era clara: jogar fechadinho, tentar encaixar um contra ataque e segurar o resultado. O Athlético conseguiu manter esse estilo novamente, o jogo foi para o intervalo empatado em 0x0.

Na volta dos vestiários, o Flamengo parecia ainda mais motivado a não levar a decisão para os pênaltis e, junto disso, brilhou a experiência de jogadores como Rodinei, que aos 12 minutos fez uma grande jogada na linha de fundo e cruzou para Pedro marcar um golaço de bicicleta. 1×0 para o time carioca que espera o vencedor de América e São Paulo, que jogam hoje.

América-MG x São Paulo (2×2) 

No confronto realizado na Arena Independência, o São Paulo já começou o jogo com a vantagem por ter vencido o América por 1×0 no Morumbi no jogo de ida. O time de Vagner Mancini buscou a classificação para igualar a campanha de 2020, quando o Coelho também chegou às semifinais da competição. Porém, o tricolor paulista abriu 2×0 com dois gols de Luciano no primeiro tempo. O alviverde mineiro conseguiu diminuir com Wellington paulista, ainda na etapa inicial, conseguiu chegar ao empate com Everaldo no segundo tempo, mas faltou pelo menos mais um gol para levar a disputa para os pênaltis. O São Paulo, que nunca conquistou uma Copa do Brasil, enfrenta o Flamengo nas semifinais.

Balanço da Rodada

Nosso time de comentaristas analisa como foram os três primeiros jogos e criam um prognóstico para a partida entre América x São Paulo. Com Pedro dos Santos, Carol Vieira e Stephania Reis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *