Podcast “Infância Ameaçada” – Episódio 1: Boneca de retalhos
Por Ana Carolina Dias, Arnon Gonçalves, Kimberlly Pereira, Rafael Souza
A violência contra crianças e jovens tem crescido nos últimos anos. Segundo dados da UNICEF e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2016 e 2020, 35 mil crianças e adolescentes de até 19 anos foram mortos de forma violenta no Brasil. Das vítimas, 90% são meninos, e 80% são negros. Além disso, 40% delas morreram dentro de casa por armas de fogo, armas brancas ou agressão física.
Além dos casos de morte violenta, há também assédio sexual e estupro. De 2017 a 2020 foram cometidos 179.277 casos de estupro ou estupro de vulnerável com vítimas de até 19 anos. Uma média de quase 45 mil casos por ano. Nesses casos, crianças de até 10 anos representam 62 mil das vítimas e 80% são meninas. E na maioria dos casos, a violência vem de onde mais se esperava proteção: dentro de casa.
Tamanha violência atrapalha o desenvolvimento dessas crianças e jovens, enquanto deixa um rastro de traumas, medos e inseguranças em suas vidas.
No episódio de hoje da série Infância Ameaçada, pretendemos trazer para a discussão às questões sobre a vulnerabilidade de crianças e jovens em situações de violência física, psicológica e sexual. Com base em uma análise de dados e entrevista com a vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Belo Horizonte, temos por intuito promover a reflexão sobre o assunto e o debate acerca de maneiras para combater a violência infantil.
Escute agora o primeiro episódio da série Infância Ameaçada: Boneca de retalhos.
Sobre a série:
“Infância Ameaçada” é uma série de podcast com três episódios. Em cada episódio, iremos abordar questões relacionadas à vulnerabilidade de crianças e adolescentes nos dias atuais. O intuito do podcast é trazer para a discussão as formas como vulnerabilidades, às quais as crianças estão sujeitas, conversam e se conectam na construção de uma realidade destrutiva. Uma realidade que gera medo, insegurança, e ameaça a infância e a vida de todas elas.
No próximo episódio falaremos sobre insegurança alimentar na infância. Assista ao próximo episódio dia 25 de agosto, neste site.