Veja datas de inscrição e de aplicação do Enem 2021
Taxa de inscrição é de R$ 85 para prova impressa e digital
por Bernardo Gobira, Bernardo Caldeira, Felipe Quintella, Marcelo de Angelis, Paulo Rezende e Victor Silveira
Foi publicado nesta quarta-feira (2), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Diário Oficial da União. As versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas e terão perguntas iguais.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa nova medida serve como uma forma de ganhar tempo na elaboração dos cadernos de questões.
As inscrições devem ser feitas na página do participante entre os dias 30 de junho e 14 de julho, além da taxa de R$ 85 para não isentos. O pagamento da inscrição dura até o dia 19 de julho e a aplicação das provas ocorre nos dias 21 e 28 de novembro.
Em maio, especialistas alertaram para o risco de haver comprometimento na qualidade e na segurança do Enem, por causa do prazo apertado.
O Inep menciona ainda as seguintes medidas para garantir que o cronograma seja cumprido:
- otimização e encurtamento dos processos de transporte e armazenamento das provas, com novas estratégias seguidas pelos Correios;
- prorrogação do contrato com a gráfica responsável pela edição de 2020, dispensando a necessidade de uma nova licitação.
Nesta edição, o Enem digital sofreu algumas alterações. Serão 101.100 vagas no meio digital, que passarão por adaptações para candidatos com deficiência, como a prova superampliada e com contraste e sedes de aplicação com acessiveis.
Repetindo as últimas edições, o Enem será aplicado em dois domingos, 21 e 28 novembro, mantendo também o padrão de aplicação:
Domingo, 21: 45 questões de linguagens; 45 questões de ciências humanas; e redação.
Domingo, 28: 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza
Os horários também se mantiveram, como nas outras edições:
Abertura dos portões: 12h; fechamento dos portões: 13h; início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h; Término das provas no 2º dia: 18h30
Os estudantes devem seguir algumas regras de biossegurança, como o distanciamento, o uso obrigatório de máscara e a higiene com álcool em gel. Todos os procedimentos estão no edital, que prevê desclassificação do aluno que não respeitar as normas.