Fim da seca: São Paulo vence título paulista e coloca fim a jejum de 15 anos sem conquistar o estadual
por Gabriel Durães Tamietti
No último domingo (23), o São Paulo venceu o Palmeiras por 2×0 no Morumbi e conquistou o título estadual do ano de 2021. Há quem diga que o campeonato estadual não vale mais nada, mas este título marcou o fim de jejum de 9 anos sem conquistas e 15 anos sem vencer o estadual. O último título conquistado pelo tricolor paulista havia sido a Copa Sul-Americana, em 2012. Já a última conquista paulista havia sido em 2005.
Um personagem muito marcante desta conquista é o técnico Hernán Crespo, recém-chegado para a temporada 2021. Desde o início, o comandante parecia entender a importância do título paulista para a equipe. Além de ser uma conquista, isso dá uma confiança a mais para o restante da temporada. Confiança esta que pareceu faltar em alguns momentos da temporada passada, principalmente quando o time liderou o Campeonato Brasileiro por 7 pontos de diferença e deixou o título escapar na reta final da disputa.
Virtudes do time de Crespo
Quando o assunto foi números, o São Paulo liderou praticamente todos os quesitos relevantes, deixando clara a soberania do time na competição.
Segundo o site SofaScore, a equipe teve o maior aproveitamento da competição (77,1%), e foi a que mais fez gols (38). Além disso, foi o time que mais acertou passes (84%), o que mais criou grandes chances de gols (44), a melhor pontaria no chute (53%), e uma estatística muito importante para o modelo de jogo do técnico argentino: a equipe que mais roubou bolas no campo de ataque (75).
Os números servem para ilustrar o bom trabalho que Crespo vem realizando no São Paulo. Alguns jogadores vêm crescendo junto com o treinador. Dani Alves e Pablo foram alguns destaques da equipe. Alvos da torcida em um passado recente, Dani Alves voltou a atuar pela ala direita de uma forma consistente, e o centroavante Pablo vem sendo cada vez mais participativo dentro do esquema tático do argentino.
Confiança para o restante do ano
A conquista do estadual dá mais confiança para o decorrer da temporada. O tricolor já está classificado para o mata-mata da Copa Libertadores da América e estreia no Brasileirão em casa no sábado (29) contra o Fluminense. Além dessas competições, o São Paulo ainda enfrenta o 4 de Julho pela Copa do Brasil.