Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Entretenimento

Embaúba Play e o streaming de filmes brasileiros

Nova casa de filmes online, dá espaço e destaque a autorias brasileiras não divulgadas no comércio tradicional

por Anna Bracarense, Bianka Reinhardt, Cristiane Cirilo, Fernanda Bertollini, Maris Ferry, Mathias Samer

Logo da Embaúba play – Reprodução

Os amantes de cinema nacional contam a partir de agora com uma nova plataforma de streaming, a Embaúba Play. O projeto tem uma proposta diferente do que vemos por aí no cinema comercial e em algumas plataformas online: oferece boa parte da produção nacional recente a preço acessível e traz inclusive obras inéditas em circuito comercial que foram exibidas apenas em festivais. Ou seja, uma plataforma especializada em cinema brasileiro contemporâneo, que organiza e facilita o acesso aos longas, médias e curtas, a partir de um recorte curatorial.

Os filmes são disponibilizados de forma gratuita e por meio da locação. Na página de cada filme é possível confirmar essa informação (fica logo abaixo, junto às informações básicas do conteúdo). No caso dos filmes gratuitos, basta dar play e assistir. Já nos filmes para locação, você será redirecionado para a página de pagamento. Como o intuito desse projeto é dar visibilidade a esses filmes, o valores dos títulos alugados não passam de 10 reais, sendo indispensável uma assinatura fixa.

Tutorial feito pelo celular

HISTÓRICO

A Embaúba Play começou a ser concebida em 2012, numa época em que muitos bons filmes circulavam por mostras e festivais, mas depois se tornavam de difícil acesso. No entanto, o projeto demorou a sair do papel, sendo viabilizado só em 2019 com patrocínio do Uni-BH, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH. A plataforma chega num contexto de pandemia e acaba sendo mais uma opção de streaming de filmes, entretanto, tem seu destaque, já que são pouquíssimas as plataformas que contam com um acervo consistente do cinema brasileiro produzido nos últimos anos. Em especial que tenham não apenas longas, mas também curtas e médias-metragens.

A curadoria aposta em filmes que saem do óbvio, que mostram novas narrativas e que tratam de questões urgentes de nossos tempos, fazendo-nos refletir sobre a nossa existência e o contexto político. Inicialmente serão mais de 300 filmes no catálogo e a expectativa é de chegar a mais de 500 até o fim do ano. Segundo o diretor da Embaúba filmes, Daniel Queiroz, “a plataforma seguirá em evolução, crescendo seu acervo com novidades constantes, resgatando obras do passado e lançando novas produções”.

CATÁLOGO

Falando em filmes, a “agenda” da Embaúba Play conta com grandes nomes do cinema nacional, como os cineastas Adirley Queirós e André Novais Oliveira, Guto Parente, entre outros. Há também os filmes da mostra de lançamento da plataforma disponíveis até o dia 12 de junho, como Aqui jaz o teu esquema, uma pré-estreia do diretor Grabaz Sanna; Canto dos ossos, vencedor de Melhor Filme da Mostra Aurora na 23a. Mostra de Cinema de Tiradentes, com direção e roteiro de Jorge Polo e Petrus de Bairros, entre outros. Muitos desses filmes ainda são inéditos nos circuitos de streaming.

Para mais informações clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *