Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cultura

Canal Meteoro Brasil cresce e ganha destaque no Youtube

Por Victor Monteiro

Álvaro Borba e Ana Lesnovski são as vozes por trás do Canal Meteoro Brasil, do YouTube. Criado em abril de 2017 pelo casal, o canal produz vídeos informativos curtos, semelhantes a documentários. São abordadas questões atuais, relacionadas a temas como filosofia, política, ciência e cultura.

Nos vídeos são exibidas imagens e animações, enquanto Borba e Ana se revezam na narração. A pedido do público fã do canal, a identidade dos dois ficou por muito tempo escondida, eles eram conhecidos apenas pelos pseudônimos “O Cara Mais Simples” e “A Mulher Mais Sábia”. A identidade foi revelada apenas em julho de 2019, durante uma entrevista para o podcast Poucas, do youtuber Cauê Moura.

Jornalistas formados, os dois responsáveis pelo canal passaram por diferentes caminhos até chegarem ao projeto do Meteoro Brasil. Borba chegou a trabalhar na mídia tradicional, enquanto Ana nunca chegou a exercer o jornalismo após se formar. Ela concilia as atividades do canal com o ofício de professora. Já ele se dedica exclusivamente ao canal.

Contando com 887 mil inscritos, o canal não consegue ser rentável apenas com o dinheiro arrecadado com o YouTube. Para se manterem, eles têm uma plataforma de financiamento coletivo, que atualmente provém quase 19 mil reais por mês (a meta estabelecida é de 20 mil).

A dupla teve um livro publicado em novembro de 2019. “Tudo o que Você Precisou Desaprender Para Virar um Idiota” faz uma crítica às crenças em teorias da conspiração supostamente irrefutáveis, e é uma alusão ao título da obra do filósofo e guru da direita, Olavo de Carvalho: “O Mínimo que você Precisa Aprender para não ser um Idiota”. Após o anúncio da publicação, o casal passou a sofrer ataques virtuais e ameaças nas redes sociais, inclusive com a exposição de seus dados pessoais. Além disso, um abaixo-assinado chegou a ser feito para que o livro não fosse publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *