Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Política

Professora trans é recorde de votos em BH

Um recorde histórico de votos e também um marco importante na diversidade política em Belo Horizonte

Por Caroline Gomes

A eleição do último domingo (15) foi marcada por uma demora inédita na atualização dos dados de apuração das urnas, divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deixando uma grande parte do país em suspense.

Apesar de tanta demora na apuração e divulgação dos eleitos de cada município, havia angústias ainda maiores a serem vencidas. Duda Salabert, 39, professora de literatura no Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte, disse em suas redes sociais que estava muito mais preocupada com as aulas que precisavam ser preparadas para o dia seguinte, uma delas começando às 7h, e uma pilha de provas que precisavam ser corrigidas.

Duda, candidata a vereadora pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), tornou-se a primeira transexual eleita para a Câmara de Vereadores e a pessoa mais bem votada do Legislativo da capital mineira, com mais que o dobro da votação de Áurea Carolina (PSOL), que tinha o recorde anterior, quando conquistou 17.420 votos em 2016. A professora, inclusive, desistiu de sua candidatura à Prefeitura, para prestar apoio a Áurea nesta eleição, reforçando sua campanha eleitoral (foto).

Imagem: reprodução/Twitter

Nas primeiras divulgações, com apenas 12,34% das seções apuradas, Duda já tinha 5.418 votos. Quando o percentual de apuração passou para 84,8% das seções, ela chegou a 31.831 votos, já indicando uma votação histórica. Com a apuração finalizada, ela atingiu 37.613 votos na capital mineira.

Em uma de suas falas, Salabert explicou que a preocupação com a pilha de provas e aulas por preparar é porque, mesmo eleita vereadora, não pretende deixar o trabalho como professora. Ela pretende reduzir a carga horária atual e conciliar as duas atividades.

Duda é ambientalista, vegana e ativista. Em 2018, passou a ser notada ao ter se tornado a primeira pessoa transgênero a se candidatar ao cargo de senadora da República. Também é idealizadora e presidente da ONG Transvest, que oferece cursos educacionais a pessoas transgênero e travestis em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *