Influências de discoteca nas músicas contemporâneas causam nostalgia dos velhos tempos
Sonoridade popular nos anos 70 e 80 é recriada na indústria da música atual e agrada todos os públicos
Por Agnes Nobre
A música vive de momentos, talvez o rock de hoje não seja como o de 40 anos atrás, e apesar de um gênero ter sua própria essência, um dos pontos interessantes da música, é a influência de um estilo sobre o outro e como gêneros musicais perpassam e interagem entre si. Isso formar uma mescla de características e de épocas.
Nos dias de hoje isso permanece, tendências vem e voltam e os estilos continuam sendo influentes um sobre o outro. Dentre as características marcantes de 2020 está o gênero Disco, que ficou popular em meados das décadas de 1970 e 1980, um ritmo dançante que dominava os clubes de comunidades latinas, negras e LGBTQIA+ de cidades como Nova York e Filadélfia. Entre as músicas mais memoráveis estão It’s Raining Men de The Weather Girls, e outros artistas como A-ha, Michael Jackson e Abba.
Na música atual, encontramos as características próprias do Disco em diversas canções de artistas internacionais muito populares na atualidade, como em Blinding Lights de The Weeknd, Physical de Dua Lipa e até mesmo no k-pop, como fez o grupo feminino Twice. Isso ressalta ainda mais a ideia de que os gêneros se recriam e se adaptam na indústria musical.
Mas o que faz com que ritmos antigos sejam tão valorizados e restabelecidos nas mais diversas canções atuais? Ouvir sons similares, mesmo que mesclados aos estilos mais comuns atualmente, tal como o pop de Dua Lipa ou o R&B de The Weeknd faz com que as pessoas sintam nostalgia. Dessa mesma forma ocorre com a moda, algumas peças e acessórios são relembrados e trazidos de volta à tona e novamente se tornam muito populares, como a calça boca de sino que hoje é chamada de flare.
“Escutar influências de músicas que eu costumava ouvir na infância nos dias de hoje é bem interessante, não é como aqueles tempos, mas me remete a muitas lembranças”, comenta a professora Anita Oliveira sobre as canções atualmente mais escutadas pelos filhos. A nostalgia é sentida por aqueles que viveram em épocas passadas, mas também pela influência para aqueles que não viveram, como os mais jovens se sentem ao escutar The Beatles mesmo sem terem vivido. O efeito disso é a popularidade, agradando e atraindo atenção para todos os gostos.
Confira o clipe de Blinding Lights de The Weeknd.