Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

CinemaCultura

Popularidade de Cinema Drive-in volta a crescer durante a pandemia

Modelo é opção segura para assistir a filmes fora de casa

Por Leonardo Morais, Luísa Olímpia, Thayná Almeida e Verônica Rodrigues

Praticamente extintos no Brasil antes da pandemia da Covid-19, os cinemas drive-in despontaram como uma alternativa para reviver a experiência cinematográfica em meio à incerteza que cerca a reabertura das salas de cinema, um dos muitos espaços que se encontram fechados para prevenir a disseminação do vírus.

Os drive-ins ganharam novos espaços e recuperaram sua popularidade durante a pandemia em países como Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul. Eles são mais seguros em relação à transmissão do novo coronavírus por manterem os espectadores confinados em seus veículos, sem contato com outras pessoas ou com o ambiente.

Seguindo a tendência internacional, iniciativas do tipo têm ganhado espaço em cidades brasileiras.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, a magia do cinema drive-in, que marcou toda uma geração no passado, ressurge com força total nesses novos tempos provocados pela pandemia. Com as tradicionais salas fechadas nos shoppings e nas unidades de rua devido à restrição de aglomerações, essa modalidade foi reeditada pela Cineart a partir deste mês. A estreia aconteceu no domingo (14), no condomínio Alphaville, em Nova Lima.

Surgimento

O modelo drive-in é uma opção de cinema onde se assiste ao filme dentro do carro. A banda (trilha) sonora normalmente é transmitida através de uma frequência de rádio FM ou caixas de som disponibilizadas pelo estabelecimento.

A exibição de filmes em espaços abertos para espectadores motorizados surgiu nos Estados Unidos em 1933, na cidade de Camden, Nova Jersey. A invenção do primeiro cinema nesses moldes, originalmente chamado de Park-In Theater, é atribuída a Richard Hollingshead, então gerente de vendas da empresa de autopeças de seu pai.

Brasília

Inaugurado em 1973 e considerado até recentemente o último estabelecimento do tipo em funcionamento no Brasil, o Cine Drive-In de Brasília chegou a suspender suas atividades em abril devido à pandemia de Covid-19. Em maio, no entanto, o estabelecimento reabriu e se tornou um dos dois cinemas do gênero responsáveis pela quase totalidade (98,8%) da bilheteria arrecadada no país entre 21 e 24 de maio.

São Paulo

A modalidade drive-in tem ganhado grande espaço na principal metrópole do país, onde os cinemas já completam quase 3 meses fechados. No Memorial da América Latina, as sessões desta semana já estão com os ingressos esgotados. Os filmes também serão exibidos na Arena Estaiada Drive-in e no Cine Drive-in Centerplex CTN. A adaptação do clássico A bruxa de Blair, o drama A Cabana, de William P. Young, e o suspense Jogos Mortais: Jigsaw (oitavo filme da saga) estão entre os títulos que serão exibidos nos cinemas drive-in da capital paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *