Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

CidadeEducação

Escolas Municipais de Minas Gerais aderem ao regime remoto

Belo Horizonte e Betim disponibilizam plataformas de ensino para os alunos continuarem os estudos durante a pandemia da Covid-19

Por: Lídia Caetano, Malu Rabello e Pedro Melo

Após a decisão do Ministério da Educação (MEC), em que as aulas remotas podem contar como carga horária escolar, as prefeituras de Belo Horizonte e Betim criaram plataformas de ensino virtual. A medida foi adotada para que os alunos não percam o ano letivo, visto que as aulas presenciais estão suspensas desde março para evitar aglomeração de pessoas.

A pandemia do novo coronavírus prejudicou o calendário escolar, principalmente das escolas municipais e estaduais, devido à especificidade de cada aluno e o grau de dificuldade no acesso às plataformas virtuais.

Saiba como está funcionando nos municípios:

Belo Horizonte

Em Belo horizonte, os professores da rede municipal darão inicio ao trabalho remoto nesta quarta-feira, 17. A medida está publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e estabelece elaboração de estudos, revisão do planejamento pedagógico inicial e construção coletiva de novas estratégias de ensino.

O sistema remoto conta com três ferramentas: Plano de Ensino Tutorado (PETS), apostilas que serão disponibilizadas por meio da internet e podem ser baixadas, pelo aplicativo “Conexão Escola” e pelo programa “Se liga na Educação” na Rede Minas, às 7h30. Para os alunos que não têm acesso à internet, o material será impresso e entregue em suas residências .

Foto: reprodução Rede Minas.

Há uma grande preocupação com a evasão escolar e os impactos causados pela suspensão das aulas presenciais, preocupação também  com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), já que alguns estados  iniciaram o regime remoto e os alunos mineiros poderiam ficar prejudicados no processo de ensino.

O cumprimento da carga horária será obrigatório, conforme o Ministério da Educação, que estabelece 800 horas do ano letivo.

Betim

A Secretaria Municipal de Betim (Semed) disponibilizou uma plataforma de ensino que contará com conteúdo das disciplinas para todas as séries, no link: https://sites.google.com/semed.betim.mg.gov.br/estudabetim .

Os materiais serão publicados semanalmente e, em breve, os alunos poderão acessá-los por meio de aplicativo, no smartphone. De acordo com o Decreto nº 42.139, de 3 de junho de 2020, as aulas presenciais estão suspensas até o dia 31 de julho.

As escolas municipais estão planejando uma maneira de entregar as atividades complementares, para aqueles que não têm condições de acessar o site. A Escola Waldemar D’Luz Gonçalves já adotou o método e disponibilizou nessa segunda, 15, o material impresso para os alunos, seguindo todas as medidas de seguranças recomendadas pela OMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *