Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cultura

Lado positivo do isolamento social em tempos de coronavírus

A quarentena fez com que pessoas ficassem mais tempo com os filhos, criassem novos hábitos e fizessem planos para o futuro

“Quando começou o isolamento minha filha comemorou: “Mamãe, agora você vai ter tempo de brincar comigo”. Fiquei emocionada, e aí percebi que eu estava muito ausente da minha filha. Ela sentia a minha falta”. Jaqueline Soares, 34 anos.

“Antes da quarentena eu tinha uma vida super agitada, mal conversava com meus pais. Agora, com o isolamento social, consigo ter momentos com meus pais e confesso que está muito bom, espero que continue assim”. João Marcos, 21 anos.

Esses dois depoimentos narrados por pessoas diferentes e de lugares distintos revelam que um dos principais benefícios trazidos pela quarentena foi o ressurgimento e fortalecimento dos laços afetivos entre amigos, colegas e, sobretudo, entre famílias.

Antes da pandemia, pais e filhos relatavam que não tinham momentos para conversar, brincar e se divertir. Agora, por causa do novo coronavírus, as famílias foram forçadas a ficar em casa, o que fez com que os entes se (re)aproximassem, criando um sólido elo familiar. Além disso, muitos confinados anseiam pela chegada do momento em que poderão abraçar e beijar parentes e amigos próximos.

Não podemos nos esquecer que o isolamento social é uma das principais medidas no enfrentamento ao coronavírus. Estudos indicam que o número de mortos pela covid-19 poderiam ser mais alto caso não fossem respeitadas iniciativas de distanciamento.

Apesar de estarmos mergulhados num ambiente de pandemia, em meio a milhares de mortes e de uma crise econômica global futura, há elementos que nos permitem olhar positivamente acerca do que vivemos durante esse confinamento ocasionado pelo coronavírus. A quarentena fez com que pessoas ficassem mais tempo com os filhos, criassem novos hábitos e fizessem planos para o futuro.

É claro que ficar em casa neste período de reclusão não é fácil, há inúmeros desafios. Todavia, o que se tem observado em muitas famílias é que pais, filhos e cônjuges aproveitam o tempo livre para estreitar os laços familiares. Assistir filmes e séries na Netflix é uma das principais atividades realizadas pelas famílias.

Neste momento de pandemia, nada melhor do que escolher uma boa série e maratonar as histórias em dias ou semanas junto com seus familiares, no aconchego do lar.

A plataforma tem sido uma grande aliada neste momento. O serviço de streaming de vídeo Netflix teve seu maior crescimento trimestral em um único trimestre. Entre janeiro e março de 2020, a empresa ganhou mais de 15,8 milhões de novos assinantes e chegou à marca de 182 milhões de contas pagas em todo o mundo.

Sociólogos, psicólogos e especialistas da área da saúde e do comportamento afirmam que a reaproximação das famílias, restabelecida pelo isolamento social, trará benefícios para a sociedade. Os depoimentos de Jaqueline e João Marcos representam a opinião de centenas de milhares de pessoas no mundo que voltaram a valorizar momentos simples em família, porém necessários para o nosso viver, e de pessoas que estão descobrindo a importância do afeto, do carinho e do amor entre os entes queridos.

Imagem: FreePik/ Reprodução

Repórteres: Naason Galdino, Douglas Hezron, Vítor Neves e Rodrigo Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *