Efeitos da pandemia do coronavírus no automobilismo
A Confederação Brasileira de Automobilismo suspendeu todas as corridas no país até que os riscos sejam amenizados
Por Luísa Olímpia e Thayná Almeida
O esporte mundial tem sido impactado diretamente pela pandemia do novo coronavírus. E não poderia ser diferente no automobilismo. Inicialmente, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) suspendeu todas as corridas no país, fazendo com que todas as competições reorganizem seus calendários de acordo com as informações sobre a pandemia, até que os riscos sejam amenizados.
Fórmula 1
O calendário de 2020 de Fórmula 1, que é considerada a categoria mais importante e mais popular do automobilismo mundial, sofreu grandes impactos devido à pandemia. Os GPs da Austrália e Mônaco foram cancelados, enquanto as corridas de Barein, Vietnã, China, Holanda e Espanha estão adiadas. Além disso, o novo regulamento da categoria, previsto para ser implantado em 2021, passou para a temporada 2022.
Nesse contexto, a Fórmula 1 criou um novo campeonato virtual com a participação de alguns pilotos profissionais da categoria para amenizar a falta de corridas reais durante a pandemia e o isolamento social. As corridas virtuais serão disputadas nas datas de todas as corridas que foram adiadas/canceladas.
O campeonato virtual usará o videogame oficial para computador F1 2019, desenvolvido pela Codemasters. A transmissão será disponibilizada nos canais oficiais da Fórmula 1 nas redes sociais, com duração de 1h30.
Stock Car
A temporada deste ano de Stock Car iniciará em 28 de junho no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Devido ao coronavírus, a competição terá apenas oito rodadas, em vez de 12, como foi previsto originalmente.
Visando a redução dos custos, o campeonato ocorrerá apenas nos fins de semana. As corridas realizadas aos sábados serão definidas pelo resultado do segundo treino livre; o resultado final definirá quem abrirá a corrida de domingo, dia no qual serão realizadas corridas duplas para não prejudicar as competições. Até o momento, haverá inversão dos 10 primeiros colocados na última prova, no entanto existe a possibilidade de eliminação dos piores resultados. Antes da temporada 2020, será realizado um shakedown (período de testes) de dois novos modelos: Toyota Corolla e Chevrolet Cruze.
As medidas de prevenção do coronavírus serão adotadas ininterruptamente. Além de uma equipe reduzida nos fins de semana, será disponibilizado álcool em gel e exigido o uso de máscaras. As áreas comuns serão controladas e o briefing, virtual. Pode haver alteração dos locais das competições de acordo com as definições de cada prefeitura. Rodadas sem o público não estão descartadas.
Motovelocidade
A MotoGP, que é a categoria principal do Campeonato Mundial de Motovelocidade e o mais antigo Campeonato do Mundo de desportos motorizados, também sofreu mudanças no calendário devido ao coronavírus. A princípio, apenas o GP do Catar havia sido cancelado, mas, em 29 de abril, a Dorna Sports, promotora da categoria, renunciou aos GPs de Alemanha, Holanda e Finlândia. Além dessas corridas, as etapas de Tailândia, Austin, Argentina, Espanha, França, Itália e Catalunha foram adiadas.
Como alguns países da Europa já estão adotando medidas de relaxamento da quarentena, os organizadores da MotoGP pensam em alternativas para a realização da temporada de 2020. A Dorna Sports, o governo regional da Andaluzia e o município de Jerez de La Frontera, na Espanha, chegaram a um acordo no sentido de apresentar, ao governo espanhol, uma proposta para duas etapas da MotoGP no circuito de Jerez.
Em nota publicada em suas plataformas oficiais, a MotoGP explicou que, caso o pedido venha a ser aprovado pelo governo, o circuito de Jerez de la Frontera irá receber as duas primeiras etapas da temporada de 2020, que seriam nos finais de semana de 19 e 26 de julho. O acordo ainda prevê uma prova do Mundial de Superbike em 2 de agosto.
Fórmula Truck
A Fórmula Truck é uma categoria do automobilismo brasileiro composta por caminhões preparados para corrida. A Copa Truck anunciou nove datas para a temporada de 2020, sendo duas em conjunto com a Stock Car em Interlagos (São Paulo). As outras corridas seriam realizadas em Londrina (PR), Santa Cruz do Sul (Rs), Goiânia (GO), Tarumã (RS), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR). As competições foram adiadas, no entanto ainda não há novas datas previstas.