Atletas de natação e clubes de BH adotam estratégias para minimizar os efeitos da crise
Medidas visam manter a rotina e o engajamento entre a equipe e os atletas, além de motivar e promover a adaptação de diversas modalidades, incluindo a natação.
A natação é um dos esportes mais prejudicados com o fechamento dos clubes de Belo Horizonte em decorrência da crise causada pelo novo coronavírus. A ausência da perspectiva de normalização faz com que clubes tradicionais como o Iate Tênis Clube e Minas Tênis Clube adotem estratégias para atenuar os efeitos na rotina dos atletas.
A prioridade do Minas Tênis Clube, segundo a assessoria é manter o engajamento e prestar assistência aos atletas através de vídeos, lives e informes educativos. Os atletas, comissão técnica e equipe multidisciplinar do clube promovem diariamente videoconferências com foco em manter contato entre os profissionais e divulgarem novos métodos de exercícios adaptados à nova realidade dos mineiros.
De acordo com o clube, cada modalidade possui sua própria rotina e cronograma de treinos, adaptadas de modo a aproximar da melhor maneira possível ao dia a dia dos atletas. O Minas Tênis Clube promove também, de forma regular, conteúdos teóricos e motivacionais aos profissionais, como palestras virtuais com ex atletas e jogos interativos sobre a história das modalidades esportivas.
Giulia Carvalho, atleta de natação do Minas, montou em sua casa uma estrutura improvisada com elásticos para manter a rotina de treinos em sua piscina: “Desde o fechamento do Clube, sabia que não seria fácil ficar sem ver os amigos e estar fora das piscinas, que é meu ‘habitat natural’. Mesmo antes do envio das atividades online, planejei minha rotina diária e senti um pouco de dificuldade em realizar as atividades sozinha, sem ter a motivação dos meus colegas de equipe, mas tudo se resolveu rápido trocando experiências com a equipe”, afirma.
O Minas Tênis Clube também está investindo na gravação de treinos para o seu canal no YouTube, que possui inclusive uma videoaula de natação em ambiente seco para atletas que não possuem piscina simularem as técnicas presentes no esporte aquático, desde a respiração, até movimentos com os braços e pernas.
A diretoria do Iate Tênis Clube publicou no dia 23 de abril um comunicado informando a medida de redução da taxa de condomínio com isso o clube pretende minimizar os danos financeiros, mas também auxiliar os associados.
“Desde o instante em que as medidas de isolamento social, determinadas por autoridades sanitárias e pelo governo, culminaram com a suspensão das atividades dos clubes sociais, a diretoria do Iate-BH trabalha para reduzir seus impactos.”
O clube vem mantendo em suas redes sociais uma linha de publicações otimistas, solidárias e interativas, com intuito de manter a proximidade com o público que frequenta normalmente o clube.
Por: Leonardo Morais e Verônica Rodrigues