Cenários do turismo no Brasil
Por Douglas Hezron e Lethicia Pechim
O turismo é um importante setor econômico para vários países do mundo, e no Brasil não poderia ser diferente. Somente no ano de 2019 o setor representou 8,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, com um total de R$ 270,8 bilhões. O total do PIB em 2019 foi de 7,3 trilhões.
Por ter uma beleza natural exuberante, o país atrai pessoas de vários países do mundo, e também, muitos brasileiros fortalecem a economia com viagens domésticas.
Segundo pesquisa do Ministério do Turismo em 2019, Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Gramado (RS), e Rio de Janeiro (RJ) são, respectivamente, as 5 cidades mais visitadas por brasileiros. A sondagem foi realizada com 2 mil agências de viagens do país.
Casais com filhos correspondem a 37% dos viajantes, seguidos dos casais, com 22%, e viagens em família, com 21%.
Sol e praia é o principal destino dos turistas, com 49% de preferencia. Destinos culturais e com títulos de patrimônio histórico ficam têm 16%, enquanto viagens a trabalho e ecoturismo correspondem a 19%. A pesquisa na íntegra pode ser conferida aqui.
Por que Fortaleza é a mais visitada ?
Segundo as agências consultadas, Fortaleza atrai mais turistas entre junho e julho, período em que praias do sudeste e sul não são tão quentes em relação à capital cearense. Também, um dos fatores que mais contribui para o crescimento do turismo na região é o Beach Park, considerado o maior parque aquático da América do Sul.
Minas Gerais
Embora não esteja entre as principais cidades procuradas por turistas, o Estado mineiro tem diversas cachoeiras e uma rica história, com diversas cidades que representam grande parte da cultura brasileira.
Uma pesquisa realizada pelo site de hospedagens Airbnb listou Belo Horizonte, Piumhi, Ouro Preto, Tiradentes e Poços de Caldas respectivamente como as cinco cidades mineiras mais procuradas entre setembro de 2018 e agosto de 2019.
A primeira da lista, Belo Horizonte, vem se destacando no período de carnaval. Neste ano de 2020, 4,5 milhões de pessoas passaram pela capital, sendo 211 mil turistas, segundo coletiva realizada pela Belotur.
Cenário atual
Com a chegada do novo corona vírus, o Brasil terá uma forte queda no setor no ano de 2020. É o que diz uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo a FGV, o país deve ter queda de 38,9% nos ganhos neste ano, ficando com o PIB do setor em 165,5 bilhões.
A queda do setor já pode ser notada em todo Brasil, com hotéis quase vazios ou até fechados temporariamente. Entre eles, o mais famoso do Brasil, Copacabana Palace, encerrou suas atividades por tempo indeterminado.
O Ministério do Turismo ainda não tomou nenhuma medida para proteger o setor. Apenas divulgou uma esclarecimento em que “está em permanente contato com representantes do setor turístico para detalhar as ações do Governo Federal e promover ações unificadas e imediatas em relação à pandemia de coronavírus”. Ações que ainda não foram efetivamente sentidas por quem depende do turismo.