Sites de streaming se tornam grandes parceiros dos cidadãos durante a quarentena
Pesquisa mostra que a Netflix ganhou mais de 17 milhões de assinantes, devido ao isolamento social com a pandemia do novo coronavírus
Por: Lídia Caetano, Malu Rabello e Pedro Melo
Muitos se perguntam sobre o que fazer durante este período tão importante que é o isolamento social, que contribui no combate ao coronavírus. Já se passaram quase dois meses da medida preventiva decretada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que decidiu fechar os comércios não essenciais, além de suspender as aulas e eventos onde há possibilidade de aglomeração.
Com a maioria dos serviços sendo realizados no sistema de home office, no qual o trabalho é feito em residência, e as aulas acontecendo no regime remoto, virtual, as pessoas tendem a ficar mais tempo em casa e se cansam da rotina exaustiva. Para combater o tédio, os sites de streaming têm sido grandes aliados do público. É na frente dos aparelhos eletrônicos que muitos têm se desligado um pouco das notícias ruins sobre a pandemia, como a aluna de psicologia, Rafaela Costa. “Sempre tive costume de assistir as séries, mas acho que depois da quarentena, como não estou trabalhando, fico dentro de casa com meus pais, na mesma rotina. Então, arrumei uma maneira de passar o tempo e desligar um pouco das notícias ruins”, afirma.
Rafaela não foi a única a encontrar nas plataformas de streaming uma maneira de se desligar do mundo real. Plataformas como Netflix, Prime Vídeo, da Amazon, Telecine Play, HBO GO, entre outras, não param de crescer. Com a obrigação de ficar em casa, os números de assinantes só cresceram. De acordo com o própria Netflix, a empresa dobrou seu lucro no primeiro trimestre de 2020, em comparação ao de 2019.
Segundo especialistas da plataforma de streaming, localizada na Califórnia, era esperados um aumento de quase 8 milhões de assinantes nesse período de 2020. Porém, com o fator externo do coronavírus, a empresa registrou 15,77 milhões de novos assinantes, chegando a 183 milhões de usuários. Com esses novos assinantes, a gigante do streaming alcançou um lucro líquido de 709 milhões de dólares, com faturamento de US$ 5,8 bilhões.
Uma curiosidade é que a União Europeia precisou pedir à Netflix que transmitisse seus títulos em qualidade mais baixa, a fim de não sobrecarregar as redes de internet do continente. A empresa acatou e passou a transmitir com uma qualidade reduzida, para que todos pudessem ver sua série sem prejudicar ninguém. Essa curiosidade e os números só comprovam a tamanha demanda por plataformas de streaming durante este período complexo e que todos temos que fazer a nossa parte para o vencermos o quanto antes.
Outra novidade, agora da concorrente da Netflix, a Prime Vídeo disponibilizou de forma gratuita o acesso a filmes e séries infantis durante a quarentena. A ideia foi que crianças em idade pré-escolar, e para aquelas de idade entre 6 e 11 anos possam ter algo para se distrair em casa. Para se ter acesso basta criar uma conta na plataforma.
Mesmo com o aumento do número de assinantes e com o isolamento social mantido, algumas pessoas não conseguem atualizar sua lista de filmes e séries. “Antes da quarentena eu assistia a várias séries e filmes, mas como durante a pandemia a faculdade em EAD tem ocupado quase meu tempo integral, não tenho tido espaço para assistir nem a quantidade de filmes e séries que eu tinha costume.”, diz Amanda Caroline, estudante de biologia.
Quem vence a concorrência das plataformas?
As plataformas de streaming estão surgindo, e com isso, vem a concorrência. No Brasil, várias fazem sucesso, como: Netflix, Prime Video, Globo Play, Telecine Play, HBO Go, NetMovies, Itunes Stores, Crakle, Looke, dentre outras. A mais famosa neste momento é a Netflix e sua concorrente direta é a Prime Video, que surgiu há pouco tempo, mas tem um grande potencial!
De acordo com uma pesquisa realizada em uma de nossas redes sociais, 70% das pessoas preferem a Netflix à a Prime Video e a diferença pode ser justificada pelo belo e organizado layout. “Quando quero assistir algo na Prime Video eu demoro muito para localizar. A plataforma é muito desorganizada e feia. Agora, fazer uma pesquisa na Netflix é super fácil, além de encontrar o que procuro mais rápido, o layout é muito bonito, chama atenção e a qualidade de imagem é a melhor.”, destaca a assinante das plataformas, Laizi Neife.
Netflix
Repleta de inúmeros filmes, séries e documentários, atualmente o serviço conta com um catálogo, que pode ser acessado por diversas plataformas, como notebooks, tablets, smartphones e vídeo games. O serviço já conta com mais de 60 milhões de usuários.
TOP 10 NETFLIX : São os 10 primeiros filmes em audiência no momento na plataforma, ou seja, os 10 títulos abaixo são os mais assistidos até hoje. Confira quais!
- MISSY ERRADA
- DESPEDIDA EM GRANDE ESTILO
- TE QUERO, IMBECIL
- TE PEGO NA SAÍDA
- O VENDEDOR DE SONHOS
- ACAMPAMENTO DE FÉRIAS 2
- O RESGATE
- A NOITE DELAS
- FÉRIAS
- RICOS DE AMOR
- THE100
- WHITE LINES
- EU NUNCA
- PARADISE
- ARREMESSO FINAL
- O ÚLTIMO DRAGÃO
- PONTO CEGO
- BRINCANDO COM O FOGO
- DINASTIA
- OUTLANDER
Prime Video – Amazon
O serviço de streaming da Prime Video para o mês de maio vem com produções de filmes excelentes, que há pouco meses eram exibidos nos cinemas brasileiros.
- STAR WARS
- MALEVOLA: DONA DO MAL
- UPLOAD – 1ª TEMPORADA
- FROZEN 2
- THE VAST & NIGHT
Confira também, os melhores sites de streaming gratuitos:
- YOUTUBE
- SONY CRACKLE
- VUDU MOVIES ON US
- POP CORN FLIX
- VEOH
- PLUTO TV
- CLASSIC CINEMA ONLINE
- VIEWSTER
- SNAG FILMES
- TUBI TV
Agora que você já sabe um pouco sobre as plataformas de streaming, pega a pipoca e escolha por onde atualizar sua lista de filmes e séries!