Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cultura

SHOWS-LIVES SE TORNAM NOVA FORMA DE ENTRETENIMENTO NA QUARENTENA

Artistas de todo o mundo buscam se reinventar na crise causada pela Covid-19 realizando shows ao vivo para divertir, atrair patrocinadores e promover doações

Artistas tentam passar crise ocasionada pelo coronavírus através de lives nas redes sociais. Desde o início da pandemia do coronavírus em meados de março deste ano, músicos de todo o país ficaram impossibilitados de realizar shows em que aglomeravam milhares de pessoas. A solução foi gravar shows ao vivo e transmiti-los pelas redes sociais.

O primeiro cantor a realizar um show-live foi Wesley Safadão, que foi assistido por mais de 2 milhões de pessoas. Desde então, cantores como Marília Mendonça, Gustavo Lima, Manu Gavassi, Jão, e milhares de artistas de todos os ritmos decidiram aderir ao movimento e também realizaram shows virtuais ao vivo.

Os brasileiros estão mostrando que são os maiores espectadores desse novo modo de ver seus artistas favoritos. Quatro das cinco primeiras posições de visualizações pertencem a cantores brasileiros e juntas somam quase 12 milhões de visualizações.

Além de promover a diversão, a maioria das transmissões ao vivo de shows busca arrecadar recursos para pessoas vulneráveis economicamente afetadas pela Covid-19.  De acordo com levantamento feito pelo Portal “G1”, as lives arrecadaram mais de 7 milhões de reais na principal plataforma de doações.

No dia 28 de março, Gusttavo Lima fez uma transmissão online no Youtube. Foram arrecadados dezenas de toneladas de alimentos, álcool em gel e outros produtos que foram destinados a instituições e hospitais de caridade.

A live de Marília Mendonça arrecadou mais de R$ 400 mil, 100 toneladas de alimentos, 100 mil litros de álcool e outros ítens. O show foi realizado na casa dela, em Goiânia, durou mais de 3h e atingiu o pico de 3,3 milhões de acessos simultâneos durante a transmissão, que foi feito no dia 8 de abril. As doações foram destinadas ao projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A princípio o intuito das lives era o entretenimento do público e um meio dos artistas sobreviverem financeiramente à crise, entretanto produções que inicialmente eram simples, sem muitas pessoas, passaram a ser mais elaboradas, com mega-produções, bandas e aumento de propagandas e patrocinadores.

CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS EM LIVES PREOCUPA SOCIEDADE CIVIL E INSTITUIÇÕES

Presente na maioria dos shows dos sertanejos, a cerveja se tornou um simbolo dessa onda de lives. A maioria dos artistas são patrocinados por marcas famosas e consomem o produto ao vivo. Essa ação chamou atenção do Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

Como a forma de gravar shows é algo recente, tanto os artistas como as marcas, ainda precisam aprender como promover o consumo de álcool de forma consciente. Ambev e Gusttavo Lima receberam uma notificação do Conar pela sua primeira live. A representação partiu de um grupo de consumidores que reclamaram sobre o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pelo cantor durante os shows e a falta de avisos restritivos ao público.

Em nota, o Conar ressaltou que o formato de live é algo inovador para o momento em que o país atravessa, mas pondera que as ações publicitárias que dela façam parte devem ser conciliadas aos princípios fundamentais de comunicação comercial do segmento de bebidas alcoólicas. Também por meio de comunicado, a Ambev diz que procurou tomar todas as medidas para que o cumprimento das regras do Conar fosse respeitado no formato, mas reconhece que algumas orientações não foram seguidas.

AGENDA DA SEMANA

Nesta quinta (21) o público pode assistir aos shows de Manu Gavassi e Letrux (19h), Ferrugem (19h), César Menoti e Fabiano (20h30) e outros. Amanhã (22), se apresentam Israel e Rodolfo (17h), Ludmilla (18h30), Pabllo Vittar (20h), e Gusttavo Lima (21h). No fim de semana, Anitta, Claudia Leitte, Simone e Simaria, Maiara e Maraisa, Alcione e vários artistas farão transmissões ao vivo para o público curtir em casa, respeitando o isolamento social.

Repórteres: Vitor Neves, Naason Galdino e Rodrigo Pinheiro

Foto: Reprodução/Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *