Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

CinemaCultura

Cinema reafirma sua importância durante a pandemia da Covid-19

Os filmes têm sido a principal fonte de entretenimento durante o período de isolamento social 

Por Luísa Olímpia e Thayná Almeida

A cultura está mostrando a sua força neste momento de pandemia. O isolamento social, proposto pelo Ministério da Saúde para conter o avanço do Coronavírus, modificou a rotina e o modo de vida das pessoas, deixando evidente a importância da indústria audiovisual. A busca por séries e filmes tem sido a principal fonte de entretenimento para as pessoas durante esse período. 

O cinema tem a capacidade de fazer com que as pessoas saiam de sua realidade, aquecendo e enriquecendo o emocional, fazendo-as viver outras vidas. O estudante de cinema e audiovisual, Matheus Schlittler, diz que o cinema é acolhedor e que consegue ser um grande companheiro nesse momento difícil. “Ele tem uma função muito importante acerca de justamente ajudar as pessoas a se sentirem com uma companhia, seja pela série que você está vendo ou pelo seu personagem preferido do filme que você assiste pela décima vez”, disse Matheus.

Segundo levantamento feito pelo Ministério da Cultura, o audiovisual é uma das atividades econômicas mais estruturadas da indústria criativa. Corresponde à movimentação de R$ 25 bilhões por ano e 1,67 % do Produto Interno Bruto (PIB). Gera mais de 300 mil empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva – produção, distribuição, exibição, entre outros. O crescimento da atividade é de 7% ao ano nos últimos seis anos.

Cinema belo-horizontino

Seguindo as recomendações de prevenção de contágio, a Fundação Clóvis Salgados está com as portas fechadas temporariamente. O público continua tendo acesso à produção audiovisual por meio da  série Curta no Almoço, do Cine Humberto Mauro, que faz parte do projeto Palácio em Sua Companhia. Toda sexta-feira é disponibilizado um curta-metragem no Facebook da Fundação, das 12h às 14h. O projeto iniciou em 24 de abril com Angela e vai finalizar em 29 de maio com Estranho Animal, após exibir Songs for Earth And Folk, The Railrodder, Todo Dia Na Rua, Paraguaia e Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno. Os curtas, que possuem duração de 10 a 25 minutos, são escolhidos de acordo com o cenário atual, de modo a representar a situação vivenciada.

O Cine 104, que se encontra fechado temporariamente, iniciou o Projeto Cine 104 em casa para garantir que seu público continue tendo acesso à programação do cinema. Toda semana, são disponibilizados gratuitamente dois filmes online, havendo um limite de 48 horas para serem assistidos. O link é liberado juntamente com uma senha a partir das 12 horas do dia de cada exibição no site oficial. Serão apresentados os filmes que seriam exibidos ao longo do ano. Até o momento, o projeto já contou com os filmesAntologia da Cidade Fantasma, Apesar da noite, Zama, Jaua, Synonymes e A Árvore dos Frutos Selvagens.

Cinema pós-pandemia

O cinema drive-in volta a ganhar adeptos, pois permite à população assistir a filmes fora de casa e, ao mesmo tempo, respeitar o distanciamento social. A prática consiste em uma grande tela e cada um no seu carro. A previsão é para a partir de julho e será promovida pelo Autocine Brasil em Belo Horizonte, Nova Lima, Betim e Brumadinho. Diferentemente do modelo da década de 50, o público irá escutar o filme pelo aparelho de áudio do carro, além da possibilidade de fazer pedidos online e utilizar banheiro e serviço de bordo. No entanto, poderá haver empecilhos para a exibição na capital mineira, devido ao prefeito Alexandre Kalil ter publicado um decreto que suspende essa modalidade de entretenimento.

Um relatório da Ampere Analysis prevê que mais da metade das produções terão suas estreias adiadas em 2020. Apesar de ainda ser cedo para prever o desenrolar da sétima arte após a pandemia, não há dúvidas de que a retomada da produção audiovisual ocorrerá com muita cautela. É provável que as cenas com muito contato físico, além daquelas gravadas em ambientes pequenos e fechados, desapareçam dos roteiros por um período considerável de tempo. A indústria cinematográfica estuda diversas medidas visando proporcionar a segurança de toda a equipe, tais como termômetros no set, cancelamento de gravações em outros países, instrumentos descartáveis de cabelo e maquiagem, teste para as equipes e uso obrigatório de máscaras para quem está atrás das câmeras.

Além disso, com o fim da crise, é possível que haja uma grande demanda na área, que vai passar a ser valorizada, porque as pessoas terão uma consciência maior da importância do audiovisual em suas vidas e para o desenvolvimento do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *