Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cidade

Prefeitura de Belo Horizonte instala novos pontos de coleta seletiva na cidade

“Balanço de 2018 aponta que menos de 1% do lixo coletado na capital foi de coleta seletiva”

Alexandre Goulart, Fabiano Lana, Guilherme Carnavali, Marcus Vieira

A prefeitura de Belo Horizonte iniciou no mês de outubro a distribuição de novos pontos de coleta seletiva pela capital. Visando aumentar o volume de lixo coletado para a reciclagem, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informou que a expectativa é de que até o final do ano, cerca de 77 novos pontos estejam funcionando.

Além do aumento no número de pontos de coleta, um dos diferenciais das novas instalações será a forma com que o cidadão poderá descartar seu lixo para reciclagem. De acordo com a Prefeitura, a separação agora será feita em dois containers, um para recipientes de vidro e um outro para materiais como plástico, papel e metal.

Atualmente a cidade de Belo Horizonte conta com 66 pontos de coletas, e até o fim de 2020 espera se ter cerca de 220 pontos instalados. Segundo balanço da Prefeitura, em 2018 foram recolhidas cerca de 6.2 mil toneladas de resíduos para reciclagem. Em comparação com o lixo tradicional esse valor não chega nem a 1% da quantidade recolhida no mesmo período – cerca de 689 mil toneladas.

A poluição do meio ambiente é cada vez mais preocupante, causando diversos distúrbios ambientais. Quando não tratado de maneira correta, o lixo urbano pode se tornar um dos grandes vilões desse conflito. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidade, que causam proliferação de insetos, transmissões de doenças, entupimento de bueiros, entre outros.

Para o morador do bairro Santa Tereza Nelito Miranda, a medida é vista com bons olhos. “Eu já realizo a coleta seletiva do lixo a algum tempo. Perto da minha casa tem um desses pontos, o que me incentivou e facilitou com que eu começa-se com o processo.”, explicou. Ainda em sua opinião, o incentivo por parte do governo de ações como essa são de grande importância atualmente. “A gente passa por tantos problemas hoje em dia que às vezes esquecemos que, se cada um fizesse sua parte em pequenas ações do dia a dia, como a coleta seletiva, nossa situação estaria bem melhor. Incentivar e divulgar propostas como essa são de extrema importância nos dias de hoje, pois quanto mais pessoas conscientes, maior será o número de ações em prol da sociedade. “

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *