Brasil conta com nove indicações e leva prêmios de Melhor Comédia e Melhor Série Curta no Emmy Internacional 2019
Alexandre Goulart, Fabiano Lana, Guilherme Carnavali e Marcus Vieira
Nessa segunda-feira (25), foi realizada, em Nova York, a 47ª edição do Emmy Internacional. A premiação, considerada a mais relevante para a televisão global, é dedicada para programas de TV produzidos e veiculados fora dos Estados Unidos, apesar de concorrem alguns conteúdos de língua estrangeira exibidos no país. O Brasil contou com nove indicações, tendo como destaque o Grupo Globo, responsável por três delas. Entretanto, os vencedores brasileiros da noite foram produzidos por produtoras diferentes: o especial de Natal “Se Beber, Não Ceie”, pelo canal Porta dos Fundos, na plataforma de streaming Netflix, e o seriado “Hack The City”, através da Fox Lab, com a produtora Yourmama, para o National Geographic.
Através de suas redes sociais, o ator, roteirista e comediante Fábio Porchat, um dos criadores do bem-sucedido canal de YouTube Porta dos Fundos, que conta, atualmente, com mais de 16 milhões de inscritos na plataforma, manifestou sua alegria em receber o prêmio de Melhor Comédia, pelo “Se Beber, Não Ceie”, especial de Natal do Porta dos Fundos exibido na Netflix. “Eu tô muito feliz, emocionado, porque isso é importante para o Brasil, para a gente entender que cultura também é isso, que comédia também é isso. Ano que vem quero estar de novo aqui”, disse em vídeo publicado em sua conta oficial no Twitter.
O outro premiado brasileiro na noite foi o seriado “Hack The City”, produzido pela Fox Lab e pela Yourmama para o canal National Geographic, na categoria Melhor Série Curta. O seriado fala sobre a trajetória de personalidades desafiadas a encontrarem soluções para problemas existentes na cidade de São Paulo e resolvê-los com design e tecnologia. Os episódios completos estão disponíveis no site da National Geographic Brasil.
Além dos vencedores, o Brasil contou, também, com outras sete indicações: Se Eu Fechar os Olhos Agora (Globo), na categoria Minissérie; Raphael Logam, da série Impuros (Fox), na categoria Melhor Ator; 1 Contra Todos (Fox), na categoria Série de Drama; A Primeira Pedra, na categoria Documentário; Ópera Aberta – Os Pescadores de Pérolas (HBO), na categoria Programa Artístico; Magnífica 70 (HBO), na categoria Programa de Língua Estrangeira nos Estados Unidos; e, por último, Marjorie Estiano, da série Sob Pressão (Globo), na categoria Melhor Atriz. A última, uma das favoritas à premiação, foi superada pela húngara Marina Gera, mas contou com a lembrança e aclamação dos brasileiros nas redes sociais.
Confira todos os vencedores da noite:
- Melhor Programa de Arte: Dance or Die (Holanda)
- Melhor Ator: Haluk Bilginer, por Sahsiyet (Turquia)
- Melhor Atriz: Marina Gera, por Orok Tel (Hungria)
- Melhor Comédia: Se Beber, Não Ceie (Brasil)
- Melhor Documentário: Bellingcat – Truth in a Post-Truth World (Holanda)
- Melhor Drama: McMafia (Reino Unido)
- Melhor Programa de Horário Nobre em Língua Não-Inglesa: Falco (Estados Unidos)
- Melhor Programa de Entretenimento Não-Roteirizado: The Real Full Monty: Ladies’ Night (Reino Unido)
- Melhor Minissérie: Hack the City (Brasil)
- Melhor Telenovela: La Reina Del Flow (Colômbia)
- Melhor Telefilme: Safe Harbour (Austrália)