Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Política

Bolsonaro não vai parabenizar Alberto Fernández após eleição para presidente da Argentina

Alexandre Goulart, Fabiano Lana, Guilherme Carnavali e Marcus Vieira

Recentemente, ápos a eleição da Argentina, presidente Jair Bolsonaro afirmou que lamenta o resultado da eleição de Alberto Fernández e que não parabenizará o novo presidente do país. “Lamento. Eu não tenho bola de cristal, mas eu acho que a Argentina escolheu mal”, definiu Bolsonaro ao deixar os Emirados Árabes.

Ao final da apuração das urnas, Fernández tinha 48,02% dos votos, e Macri, 40,46%. Ainda de acordo com o brasileiro, Fernández e Kirchner venceram as eleições porque as reformas propostas por Macri não deram resultado. “Agora, o povo botou no poder quem colocou a Argentina no buraco lá atrás”, afirmou o presidente brasileiro.

Foto: Alberto Fernández /Reprodução CP

Jair Bolsonaro foi questionado novamente sobre as relações com o futuro presidente argentino. Ele disse que está preocupado, mas vai conversar com o governo de Fernández.

O presidente brasileiro confirmou que tem como objetivo manter relações bilaterais com a Argentina. Mas disse também que os vizinhos podem ser “afastados” do Mercosul caso o novo presidente interfira no acordo do bloco com a União Europeia.

Atualmente, o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, que por sua vez é o terceiro do Brasil, atrás somente da China e dos Estados Unidos. “Não digo que sairemos do Mercosul, mas poderemos juntar com o Paraguai. Não sei o que vai o que vai acontecer com o Uruguai, vamos ver o que vai ser nas eleições do Uruguai, e decidimos se a Argentina fere alguma cláusula do acordo ou não. Se ferir, nós podemos afastar a Argentina. A gente espera que nada disso seja necessário. Espero que a Argentina não queira, na questão comercial, mudar o seu rumo”, afirmou Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *