13º salário: primeira parcela deve ser paga até sábado
Por Camilla Andrade
O prazo para que os trabalhadores recebam a primeira parcela do décimo terceiro salário termina neste sábado. O pagamento extra é esperado por grande parte dos brasileiros, já que as pessoas costumam utilizar o 13º para viajar, comprar os presentes de final de ano e quitar as suas dívidas. No Brasil, a medida foi implantada por meio de lei e tem direito ao benefício todo trabalhador que atua com carteira assinada.
Os especialistas chamam atenção para o consumo excessivo das festividades e orientam sobre como gastar o salário complementar de maneira responsável, como, por exemplo, criando uma reserva de emergência caso as contas estejam em dia ou utilizando o 13º para se livrar das dívidas. Em entrevista para o N1 Bahia, o consultor financeiro Ricardo Gois alertou: “Ter o dinheiro não significa que tem que gastar na hora, principalmente nessa época em que existe um aumento nos preços dos produtos. É preciso parar, pensar e usar a inteligência financeira. Será que eu realmente preciso disso agora ou posso esperar para o início do ano, onde geralmente os preços caem e começam as promoções? Essa reflexão vai ajudar e orientar a tomar a melhor decisão de acordo com a necessidade de cada um”.
Questionada sobre o destino do seu benefício, a estudante de direito de 24 anos, Suyene Ingrid de Oliveira, afirmou que: “A primeira parcela do 13º utilizarei para pagar a fatura do meu cartão de crédito e a segunda parcela, ainda não tenho em mente com o que utilizar. Provavelmente farei compras de utensílios que estou precisando”. A expectativa para os comerciantes são que as vendas aumentem com a liberação do dinheiro extra. De acordo com a estimativa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do décimo terceiro salário vai injetar cerca de R$214,6 bilhões na economia brasileira.
Aposentados
Para quem recebe os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o pagamento da primeira parcela foi realizado entre agosto e setembro e, a segunda parcela já começou a ser liberada nesta segunda-feira (25). Veja abaixo o calendário: