Conexão 13

Edição Jornalística – PUC Minas

Cidade

Calor acima do normal incomoda belo-horizontinos e vira assunto em rede social

Segundo o Inmet, a temperatura na capital poderá chegar à máxima de 36°C, próxima do recorde do ano

Ana Paula Cury, Andreia Lomas, Luiz Gustavo Rocha e Nathalia Braz

Nos últimos dias, Belo Horizonte tem registrado temperaturas elevadas. Nesta semana, as temperaturas têm chegado a 35ºC, mas com sensação térmica de 39ºC. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, em entrevista ao portal BHAZ, a média de temperatura prevista para o mês de novembro todo está entre 3 e 4 graus acima do normal. Mesmo com as chuvas que vêm acontecendo, e as previstas para os próximos dias, a tendência do calor é permanecer.

Nos próximos dias, a média será entre 30° a 33° até domingo, apesar das possíveis pancadas de chuvas. Mesmo registrando máxima de 32°, os termômetros podem bater recorde do ano, de setembro, quando a média registrada foi de 36,5°. Hoje, a mínima é de 21° e máxima de 36° graus, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O meteorologista Claudemir Azevedo, em entrevista ao jornal Estado de Minas, disse que esse calor é uma condição normal da temporada primavera-verão, pois as massas de ar ficam mais intensas, provocando os picos de temperaturas elevadas.

Para os belo-horizontinos, não está sendo fácil lidar com o calor. Muitos internautas utilizam as redes sociais para reclamar do que chamaram de simulação do inferno, como disse um usuário no Twitter.

O clima quente incomoda, ainda mais, os trabalhadores. Sem tempo para aproveitar uma piscina ou se refrescar de alguma forma, o proletariado comemora algumas concessões de poder trabalhar em locais que aderem ao no dress code (vestuário informal). Entretanto, outros sofrem com a demanda de terem que se adequar às exigências de sua rotina laboral.

Por outro lado, nem só de reclamação contra o calor vivem outros habitantes da cidade. Além das tradicionais sorveterias, lanchonetes e cervejarias, alguns negócios aproveitam para lucrar com capital. Em dias de sol intenso, a empresa Verão Meu Bronze, registra aumento significativo da procura, como diz o funcionário Patrick Dias: “tem sol, enche de cliente”.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *