Jfest: “Como eu me tornei inimigo do Brasil”
Festival recebe jornalista Denis Burgierman e debate o jornalismo em tempos de desinformação.
Pela primeira vez a PUC Minas contou com um evento específico do curso de jornalismo, que envolveu as unidades do Coração Eucarístico e São Gabriel. O Jfest aconteceu durante os dias 15, 16 e 17 de maio, com palestras na parte da manhã no Coreu e a noite no São Gabriel. Além disso, no período da tarde aconteceram oficinas nas duas unidades.
Na manhã do dia 15 aconteceu a palestra com o jornalista Denis Burgierman, que escreveu livros como “O Fim da Guerra”, “sobre políticas e drogas, e “Piratas no Fim do Mundo”, sobre a caça às baleias na Antártica. Além disso, Denis é roteirista do programa “Greg News”, transmitido no Youtube e no canal fechado HBO, e foi diretor de redação de revistas como “Superinteressante” e “Vida Simples”.
“Eu sempre gostei de fazer jornalismo sobre ideias, escrever sobre o que está dentro da cabeça das pessoas, não só sobre coisas que estão acontecendo nas ruas”, declarou o jornalista Denis Burgierman, colunista do Nexo, que abriu a primeira edição do festival com a palestra: “Como me tornei inimigo do Brasil: Jornalismo em 2019 e suas oportunidades”.
O jornalista relatou suas experiências ao se matricular em um curso online de Filosofia do pensador brasileiro Olavo de Carvalho para produzir uma reportagem para a revista Época, que ganhou grande repercussão. Por causa dessa reportagem, Denis passou a ser alvo de críticas nas redes sociais por parte dos seguidores de Olavo.
Grupo: Bruna Leão, Carolina Silveira, Henrique Lage, Márcia Lima, Ruth Berbert